Boletim de Balneabilidade revela alto índice de poluição nas Praias da Região Metropolitana de Natal
A praia de Areia Preta, localizada na Zona Leste de Natal, apresentou níveis alarmantes de coliformes fecais, 92 vezes acima do limite permitido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), conforme o boletim de balneabilidade das praias da região metropolitana, publicado nesta sexta-feira (31.mai.2024).
Segundo o relatório, o litoral da capital potiguar possui pelo menos oito pontos impróprios para banho neste fim de semana. As cidades de Parnamirim e Nísia Floresta também registraram áreas com altos índices de poluição na água.
Os pesquisadores do programa Água Azul, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), identificaram a presença de 92.000 coliformes fecais por amostra de 100 ml de água coletada na praia de Areia Preta. Esta praia tem sido considerada imprópria para banho há mais de um ano devido aos constantes altos índices de poluição.
De acordo com o projeto, a análise da balneabilidade leva em conta os resultados das últimas cinco semanas. Se dois ou mais desses resultados mostrarem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é classificada como imprópria. E, se na análise mais recente houver mais de 2.500 coliformes fecais, a praia já é considerada imprópria automaticamente.
Além de Areia Preta, a praia de Ponta Negra, um dos cartões postais de Natal, também registrou níveis elevados de coliformes fecais, com 16 mil coliformes por 100 ml de água em 25 de maio. Um dos pontos de análise chegou a registrar 35 mil coliformes fecais na amostra mais recente.
Pontos impróprios para banho na Grande Natal:
- Nísia Floresta: Foz do Rio Pirangi
- Parnamirim: Rio Pirangi (Ponte Nova), Pirangi do Norte (APURN), Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium)
- Natal: Ponta Negra (Morro do Careca, Acesso principal, Rua M.S. Medeiros), Via Costeira (Cacimba do Boi), Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), Forte, Redinha (Rio Potengi, Igreja)
Foto: R.Lucena/Visualhunt/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.