Ação mira adulteração de dados e emissão irregular de documentos, causando prejuízos aos cofres públicos e à população
Uma operação conjunta do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), Gaeco do Amazonas e Polícia Militar do RN deflagrou na manhã desta terça-feira (4.jun.2024) a Operação Password, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN). A ação mira fraudes no sistema do Detran, como adulteração de dados e emissão irregular de documentos, causando prejuízos aos cofres públicos e à população.
A investigação aponta que servidores públicos e despachantes atuavam em conjunto para adulterar dados nos sistemas internos do Detran, permitindo a emissão irregular de documentos como Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), Certidões de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs) e outros. O esquema fraudulento causava diversos transtornos à população, como a circulação de veículos sem as devidas vistorias e a emissão de CNHs para pessoas não habilitadas, colocando em risco a segurança no trânsito.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em cidades do Rio Grande do Norte, como Natal, Mossoró, Parnamirim, Ceará-Mirim e Assu, além de Manaus, no Amazonas. Entre os alvos da operação estão a sede do Detran em Natal, escritórios e residências de investigados. Promotores de Justiça, servidores do MPRN e policiais militares participam da ação.
Combate à corrupção
O MPRN destaca a importância da Operação Password para combater a corrupção e garantir a lisura das atividades do Detran-RN. A ação visa proteger os cidadãos dos serviços públicos de má qualidade e da fraude, além de contribuir para a construção de um Estado mais justo e transparente.
Foto: Divulgação/MPRN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.