Cobertura vacinal contra Poliomielite no RN atinge 31 mil crianças

Cobertura vacinal contra Poliomielite no RN atinge 31 mil crianças

Campanha de vacinação no Rio Grande do Norte segue até a próxima sexta-feira com meta de alcançar 95% de cobertura

O número de crianças menores de cinco anos vacinadas contra a poliomielite no Rio Grande do Norte alcançou a marca de 31 mil nesta segunda-feira (10.jun.2024). Segundo a plataforma RN Mais Vacina, essa cifra representa uma cobertura vacinal de 18,5% no estado. Embora ainda distante da meta de 95% (equivalente a 159.367 crianças), o RN possui atualmente a maior cobertura vacinal do país, conforme dados do Ministério da Saúde.

A campanha de vacinação, iniciada pelo Ministério da Saúde em 27 de maio, está programada para continuar até a próxima sexta-feira (14). A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informou que uma eventual prorrogação do prazo será decidida pelo ministério, que coordena a política de imunização.

O Dia D de vacinação contra a poliomielite ocorreu no último sábado (8) em todo o Brasil. Em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu a ação sob o tema “dedique uma manhã ao seu filho”, com o objetivo de intensificar a imunização contra a poliomielite.

A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus, que pode infectar tanto crianças quanto adultos, potencialmente resultando em paralisia irreversível nos membros inferiores nos casos mais graves. O último registro da doença no Brasil foi em 1989, mas a vacinação continua sendo crucial para prevenir a reintrodução do vírus no país, especialmente após um caso recente ser notificado em uma criança no Peru, país que faz fronteira com o Brasil.

Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal