Saúde orienta que vacinas da dengue próximas de vencer devem ir para outras cidades ou dadas para público de 4 a 59 anos

Saúde orienta que vacinas da dengue próximas de vencer devem ir para outras cidades ou dadas para público de 4 a 59 anos

Remanejamento e ampliação da faixa etária são medidas para evitar desperdício de doses da Qdenga

O Ministério da Saúde anunciou uma nova estratégia temporária para utilização das doses da vacina contra a dengue que estão próximas do vencimento entre junho e julho. As orientações incluem remanejamento para cidades ainda não contempladas ou ampliação da faixa etária atendida.

Segundo nota técnica, estados com municípios não contemplados devem remanejar as doses próximas ao vencimento para esses locais. Em estados onde todos os municípios já foram atendidos, as vacinas podem ser aplicadas em pessoas de 6 a 16 anos, faixa etária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a vacina Qdenga, da Takeda.

Caso seja necessário, a faixa etária pode ser expandida para 4 a 59 anos, conforme a bula da vacina no Brasil. A estratégia visa garantir a aplicação da segunda dose para os vacinados.

O ministério informou que adquiriu todas as doses oferecidas pela farmacêutica japonesa Takeda, com a limitação inicial de vacinar apenas crianças de 10 a 14 anos em 521 municípios. Esta faixa etária foi escolhida por concentrar o maior número de hospitalizações, de acordo com a OMS.

O país enfrenta a pior epidemia de dengue da história, com mais de 6 milhões de casos prováveis e mais de 4 mil mortes já registradas. A situação é grave e o remanejamento das vacinas busca evitar o desperdício e proteger o máximo de pessoas possível.

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo