MPRN desarticula quadrilha que aplicava golpes em servidores públicos do RN via WhatsApp

MPRN desarticula quadrilha que aplicava golpes em servidores públicos do RN via WhatsApp

A ação cumpriu três mandados de busca e apreensão na cidade de Goiânia

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em uma ação conjunta com o Ministério Público de Goiás (MPGO), deflagrou na manhã desta terça-feira (25.jun.2024) a Operação Tríscele. A operação visou combater um grupo criminoso que aplicava golpes em familiares de servidores públicos potiguares através de perfis falsos no WhatsApp.

A ação cumpriu três mandados de busca e apreensão na cidade de Goiânia, Goiás. Durante a operação, foram apreendidos diversos dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores, que serão analisados pela equipe investigativa. O nome da operação faz referência ao símbolo tríscele, que representa a multiplicidade e a interconexão dos crimes cometidos pelo grupo.

A Operação Tríscele apura os crimes de estelionato mediante fraude eletrônica, falsa atribuição de identidade e lavagem de dinheiro. De acordo com as investigações, os golpistas criavam perfis falsos no WhatsApp utilizando fotos e nomes de familiares dos servidores públicos. Através desses perfis, eles entravam em contato com as vítimas e simulavam situações de necessidade financeira, solicitando quantias em dinheiro.

Os estelionatários obtinham as fotos das vítimas na internet e as associavam a números de telefone controlados por eles. Em seguida, entravam em contato com os familiares das vítimas, informando sobre a mudança de número de celular e inventando histórias mirabolantes para justificar o pedido de dinheiro.

Os golpes investigados na Operação Tríscele foram aplicados no ano de 2021. O MPRN investiga a possível participação de outras pessoas nos crimes e a existência de outras vítimas do grupo. A operação representa um importante passo no combate aos crimes eletrônicos e na proteção do patrimônio dos cidadãos.

A Operação Tríscele contou com a atuação conjunta do MPRN e do MPGO, demonstrando a união das forças de segurança na luta contra o crime organizado. A ação serve como um alerta para que a população esteja atenta a esse tipo de golpe e tome medidas de segurança para evitar ser vítima.

Foto: Divulgação/MPRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal