Prefeitura proíbe cobrança de ‘consumação mínima’ em barracas de praia em Natal

Prefeitura proíbe cobrança de 'consumação mínima' em barracas de praia em Natal

Novas regras visam regular atividades em áreas públicas de Natal

A Prefeitura de Natal implementou novas regras para regularizar atividades em áreas públicas, especialmente na orla municipal. A portaria, publicada no Diário Oficial do Município em 20 de junho, proíbe a cobrança de taxa de consumação mínima nas barracas de praia, permitindo apenas a cobrança pelo uso de kits-praia (mesas, cadeiras e guarda-sóis).

A Associação dos Quiosqueiros da Praia de Ponta Negra (AQPN) criticou a medida, alegando falta de diálogo com a gestão municipal. O presidente da AQPN, Aldemir Henrique, argumenta que a diminuição do número de mesas e guarda-sóis prejudica a viabilidade econômica dos quiosques.

As novas regras afetam comerciantes em áreas públicas há mais de 10 anos, regularizando suas atividades mediante cumprimento de uma série de normas. Um termo de compromisso transitório, válido por até três anos, será celebrado, podendo ser renovado por mais três anos.

Foto: Rosanetur/VisualHunt

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado