Carlos Eduardo lidera nova pesquisa de intenção de voto para Prefeitura de Natal

Carlos Eduardo lidera nova pesquisa de intenção de voto para Prefeitura de Natal

Levantamento do Instituto Seta revela preferências eleitorais e avaliação de gestões públicas na capital potiguar

Uma pesquisa do Instituto Seta, divulgada nesta quinta-feira (4.jul.2024) pelo Blog do BG, traz novos números sobre a corrida eleitoral para a Prefeitura de Natal. O levantamento ouviu 800 eleitores entre os dias 29 e 30 de junho, apresentando uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o código RN-06963/2024.

Resultados da pesquisa estimulada

No cenário estimulado, onde os entrevistados recebem uma lista de candidatos, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) desponta na liderança com 36% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), com 20%, seguido pela deputada federal Natália Bonavides (PT), com 15,5%, e pelo ex-deputado federal Rafael Motta (Avante), com 2,8%. Outros candidatos, como Camila Barbosa (Psol) e Nando Poeta (PSTU), têm 1,5% e 0,5%, respectivamente. O número de eleitores que declararam votar em branco, nulo ou em nenhum candidato chega a 16,3%, enquanto 7,5% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Fotos: Paulinho Freire Elpídio Júnior/Câmara de Natal- / Nathália Bonavides – Verônica Macêdo/Câmara de Natal /

Cenário alternativo

Em um segundo cenário, sem a presença de Rafael Motta, Camila Barbosa e Nando Poeta, Carlos Eduardo aumenta ligeiramente sua vantagem, alcançando 37,5%. Paulinho Freire sobe para 20,9% e Natália Bonavides para 15,8%. Nesse cenário, 18,8% dos eleitores optaram por votar em branco, nulo ou em nenhum candidato, e 7,1% não souberam ou não quiseram responder.

Fotos: Rafael Motta – André Abrahão/PROS na Câmara/Ilustração / Camila Barbosa – Francisco de Assis/Câmara de Natal

Comparação com pesquisas anteriores

Comparando com a última pesquisa do Instituto Seta, realizada em 29 de maio, as oscilações de todos os candidatos ocorreram dentro da margem de erro. Paulinho Freire apresentou um crescimento de 3 pontos percentuais, passando de 17% para 20%, enquanto Carlos Eduardo subiu de 35,6% para 36% e Natália Bonavides de 13% para 15,5%. Rafael Motta registrou uma queda, indo de 4,6% para 2,8%. Esta foi a primeira vez que os nomes de Camila Barbosa e Nando Poeta foram incluídos na pesquisa.

Rejeição dos candidatos

A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos. Natália Bonavides lidera com 18,4%, seguida por Carlos Eduardo com 12% e Paulinho Freire com 10,1%. Rafael Motta tem 7,5% de rejeição, Camila Barbosa 1,6%, Heró 0,3% e Nando Poeta 0,1%. Um percentual significativo de 30,8% dos entrevistados declarou que não votaria em nenhum dos candidatos listados, enquanto 19,3% não souberam ou não quiseram responder.

Avaliação das gestões

Os eleitores de Natal também foram consultados sobre a avaliação das gestões do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

  • Gestão de Álvaro Dias: 46% dos entrevistados aprovam a gestão, enquanto 45% desaprovam e 9% não souberam ou não quiseram responder.
  • Gestão de Fátima Bezerra: A governadora possui uma desaprovação de 69%, com 27% de aprovação e 4% de indecisos.
  • Gestão de Luiz Inácio Lula da Silva: O presidente Lula tem 48% de aprovação, 44% de desaprovação e 8% de indecisos.

Foto: Arquivo/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo