“Operação Fraus” da Polícia Civil do RN desarticula esquema de falsificação de documentos

"Operação Fraus" da Polícia Civil do RN desarticula esquema de falsificação de documentos

Prejuízo ao RN foi de quase meio milhão de reais; Polícia Civil investiga falsificação de documentos e sequestro de bens em operação contra fraude de pensões por morte

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio do Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD), deflagrou nesta quinta-feira (04) a “Operação Fraus”, que desarticulou um esquema de falsificação de documentos para o recebimento indevido de pensões por morte pelo Instituto de Previdência do Estado do RN (IPERN). Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo dois no Estado do Ceará, dois em Minas Gerais e um em São Paulo.

As investigações revelaram que dois irmãos criaram uma certidão de nascimento falsa de uma suposta filha de um ex-auditor fiscal. Com isso, os investigados obtiveram ilicitamente a pensão por morte em favor da suspeita, causando um prejuízo atualizado de quase meio milhão de reais ao IPERN.

A suspeita utilizava ao menos quatro identidades falsas, conforme conclusão da perícia do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). A Justiça, a pedido da Polícia Civil do RN, decretou o sequestro dos bens imóveis dos investigados, totalizando aproximadamente R$ 300 mil.

A operação contou com o apoio de diversas divisões de polícia de São Paulo, Minas Gerais e Ceará, além do ITEP. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo