Prefeitura promete modernização do transporte público em Natal sem aumento de tarifa

Prefeitura promete modernização do transporte público em Natal sem aumento de tarifa

Nova rede de transporte público urbano de Natal será lançada em agosto

Em agosto, Natal poderá dar um passo significativo na modernização do transporte público urbano. Com uma rede integrada e veículos novos equipados com ar-condicionado e Wi-Fi, a licitação prevista pretende melhorar a qualidade do serviço sem aumentar a tarifa atual de R$ 4,50. A promessa é da prefeitura da capital potiguar.

A secretária Municipal de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, anunciou que o município subsidiará o sistema para garantir um transporte acessível e de qualidade. Uma consulta pública foi aberta até 24 de julho para que a população possa enviar sugestões.

De acordo com Daliana Bandeira, a tarifa técnica será mantida em R$ 4,50, com o custo do transporte não sendo totalmente repassado para os usuários. “Haverá subsídio para assegurar um transporte de qualidade sem tarifas altas que a população não poderia pagar”, afirmou a secretária. Uma audiência pública está agendada para o final de julho ou início de agosto para discutir o assunto.

Redução da lotação e frota renovada

O edital da licitação estabelece a limitação de seis passageiros em pé por m² para reduzir a lotação nos ônibus. A frota, com idade média de seis anos e limite máximo de 12 anos, será renovada e equipada com ar-condicionado e Wi-Fi. Veículos convencionais terão capacidade para até 78 passageiros, enquanto os miniônibus comportarão até 35 passageiros.

O edital da licitação estabelece a limitação de seis passageiros em pé por m² para reduzir a lotação nos ônibus. A frota, com idade média de seis anos e limite máximo de 12 anos, será renovada e equipada com ar-condicionado e Wi-Fi. Veículos convencionais terão capacidade para até 78 passageiros, enquanto os miniônibus comportarão até 35 passageiros.

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) defende o subsídio como uma solução para melhorar o sistema. Atualmente, seis empresas operam o sistema sem contrato formal: Guanabara, Nossa Srª. da Conceição, Cidade do Natal, Reunidas, Santa Maria e Transflor (ViaSul).

Daliana Bandeira destacou a importância do aporte financeiro municipal para elevar a qualidade do serviço sem onerar o usuário. A isenção do ISS também foi trabalhada no edital.

Nova rede de transporte: mais linhas e menor tempo de viagem

A nova rede de transporte, chamada “Rede Meta da Concessão”, promete viagens mais curtas e integradas, aumentando a oferta de viagens em 62% e melhorando a velocidade operacional das linhas de 19 km/h para 34 km/h. A rede será composta por 78 linhas, categorizadas em “estruturais”, “diretas”, “bairros” e “regionais”, além de dez linhas noturnas “Corujão”. Estão previstos sete terminais estruturais e 15 terminais comuns.

Consulta pública disponível até 24 de julho

Os documentos da licitação, incluindo informações sobre itinerários, localizações de terminais e detalhes da frota, estão disponíveis em licitacaotransporte.natal.rn.gov.br. A população pode consultar os documentos e enviar sugestões até 24 de julho.

Divisão das linhas em cinco estruturas

  • Bairro: Linhas que passarão perto das residências, conectando os passageiros a um Terminal Estrutural.
  • Regional: Linhas que ligarão os bairros aos centros comerciais e outros Terminais Estruturais.
  • Estrutural: Linhas que conectarão as regiões da cidade, partindo dos Terminais Estruturais.
  • Direta: Linhas que ligarão os bairros próximos ao centro diretamente a esses locais.
  • Corujão: Linhas noturnas que circularão na madrugada, conectando os centros da cidade aos bairros.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon
Pular para o conteúdo