Indústria do RN cresce mais de 24% no 1º quadrimestre puxada por derivados de petróleo e biocombustíveis

Indústria do RN cresce mais de 24% no 1º quadrimestre puxada por derivados de petróleo e biocombustíveis

Análise de dados do IBGE, pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco Nordeste, aponta consolidação da atividade no estado

A indústria do Rio Grande do Norte se destaca como líder nacional de crescimento no primeiro quadrimestre de 2024. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado registrou um avanço de 24,4%, sendo a maior alta entre os 18 estados pesquisados. O desempenho tem sido mantido de forma ininterrupta desde julho de 2023.

O crescimento foi impulsionado pela alta de 74,3% na produção de derivados de petróleo e biocombustíveis, especialmente óleo diesel e gasolina automotiva, e pelo aumento de 23,2% no setor de confecção e vestuário.

“A performance positiva da indústria do Rio Grande do Norte é resultado de uma combinação de fatores, como a aceleração da atividade econômica, principalmente na indústria de transformação, estimulada pela expansão da demanda e pelo consumo das famílias”, explicou Allisson Martins, gerente executivo do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste.

Apesar do desempenho positivo, o estado também enfrentou desafios, como a retração de -69,9% na indústria extrativista e de -12,9% na indústria alimentícia. Esses setores sofreram quedas significativas na produção de óleos brutos de petróleo, sal, gás natural e produtos alimentícios.

Os dados foram compilados pelo Etene e divulgados no Informe Macroeconômico nº 143, destacando o desempenho excepcional do Rio Grande do Norte e seu impacto no cenário industrial nacional.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo