Análise de dados do IBGE, pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco Nordeste, aponta consolidação da atividade no estado
A indústria do Rio Grande do Norte se destaca como líder nacional de crescimento no primeiro quadrimestre de 2024. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado registrou um avanço de 24,4%, sendo a maior alta entre os 18 estados pesquisados. O desempenho tem sido mantido de forma ininterrupta desde julho de 2023.
O crescimento foi impulsionado pela alta de 74,3% na produção de derivados de petróleo e biocombustíveis, especialmente óleo diesel e gasolina automotiva, e pelo aumento de 23,2% no setor de confecção e vestuário.
“A performance positiva da indústria do Rio Grande do Norte é resultado de uma combinação de fatores, como a aceleração da atividade econômica, principalmente na indústria de transformação, estimulada pela expansão da demanda e pelo consumo das famílias”, explicou Allisson Martins, gerente executivo do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste.
Apesar do desempenho positivo, o estado também enfrentou desafios, como a retração de -69,9% na indústria extrativista e de -12,9% na indústria alimentícia. Esses setores sofreram quedas significativas na produção de óleos brutos de petróleo, sal, gás natural e produtos alimentícios.
Os dados foram compilados pelo Etene e divulgados no Informe Macroeconômico nº 143, destacando o desempenho excepcional do Rio Grande do Norte e seu impacto no cenário industrial nacional.
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.