Indústria do RN cresce mais de 24% no 1º quadrimestre puxada por derivados de petróleo e biocombustíveis

Indústria do RN cresce mais de 24% no 1º quadrimestre puxada por derivados de petróleo e biocombustíveis

Análise de dados do IBGE, pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco Nordeste, aponta consolidação da atividade no estado

A indústria do Rio Grande do Norte se destaca como líder nacional de crescimento no primeiro quadrimestre de 2024. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado registrou um avanço de 24,4%, sendo a maior alta entre os 18 estados pesquisados. O desempenho tem sido mantido de forma ininterrupta desde julho de 2023.

O crescimento foi impulsionado pela alta de 74,3% na produção de derivados de petróleo e biocombustíveis, especialmente óleo diesel e gasolina automotiva, e pelo aumento de 23,2% no setor de confecção e vestuário.

“A performance positiva da indústria do Rio Grande do Norte é resultado de uma combinação de fatores, como a aceleração da atividade econômica, principalmente na indústria de transformação, estimulada pela expansão da demanda e pelo consumo das famílias”, explicou Allisson Martins, gerente executivo do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste.

Apesar do desempenho positivo, o estado também enfrentou desafios, como a retração de -69,9% na indústria extrativista e de -12,9% na indústria alimentícia. Esses setores sofreram quedas significativas na produção de óleos brutos de petróleo, sal, gás natural e produtos alimentícios.

Os dados foram compilados pelo Etene e divulgados no Informe Macroeconômico nº 143, destacando o desempenho excepcional do Rio Grande do Norte e seu impacto no cenário industrial nacional.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo