Dono de loja de roupas é suspeito de fraude milionária e Polícia cumpre mandados em shoppings de Natal

Dono de loja de roupas é suspeito de fraude milionária e Polícia cumpre mandados em shoppings de Natal

Operação Braço Direito desvenda esquema de sonegação fiscal no RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, através da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes contra a Ordem Tributária (DEICOT/DECCOR-LD), deflagrou na manhã desta terça-feira (16.jul.2024) a “Operação Braço Direito”. A operação visa desmantelar um esquema de sonegação fiscal, fraude tributária, falsidade ideológica e associação criminosa, envolvendo empresários do setor de moda.

Segundo denúncias da Secretaria da Fazenda Estadual (SEFAZ/RN), empresários ligados a uma marca de roupas em Natal estavam se apropriando indevidamente de valores referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que deveriam ser repassados ao estado. A fraude resultou em um prejuízo estimado de R$ 2 milhões aos cofres públicos.

A ação policial ocorreu nos municípios de Natal e Parnamirim e contou com o apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em várias empresas e residências dos suspeitos, visando coletar provas e documentos que comprovem as irregularidades.

As investigações revelaram que a empresa central no esquema havia sido transferida para um amigo íntimo dos principais investigados, daí o nome “Braço Direito” para a operação. Este artifício teria sido utilizado para tentar mascarar a fraude e dificultar a ação fiscalizatória das autoridades.

A Polícia Civil está ouvindo depoimentos dos envolvidos e analisando o material apreendido. Os empresários podem responder por crimes de sonegação fiscal, fraude tributária, falsidade ideológica e associação criminosa, com penas que podem variar conforme a gravidade das infrações.

Foto: Arquivo/Assecom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal