Após respostas ‘satisfatórias’ da prefeitura, Idema deverá autorizar licença para obra em Ponta Negra

Após respostas 'satisfatórias' da prefeitura, Idema deverá autorizar licença para obra em Ponta Negra

Órgão ambiental avalia exigências para emissão de licença de instalação e operação para projeto de aterro hidráulico

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) está analisando o pedido de licença de instalação e operação (LIO) solicitado pela Prefeitura de Natal para a obra de aterro hidráulico na Praia de Ponta Negra. Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (19.jul.2024), o Idema informou que as respostas aos oito pontos pendentes são satisfatórias e que a análise deve ser concluída na próxima semana.

WhatsApp Image 2024 04 12 at 19.22.54
Foto: Governo do Estado

No entanto, a emissão da licença depende de uma decisão sobre a recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que exige uma consulta livre, prévia e informada (CLPI) às comunidades tradicionais afetadas, como pescadores artesanais e rendeiras de bilro. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) orientou o Idema a responder ao MPF o mais rápido possível.

O Idema reafirmou seu compromisso em seguir todos os procedimentos legais e técnicos para garantir um processo transparente e responsável. A recomendação do MPF, emitida na quinta-feira (18), enfatiza a importância da consulta prévia para garantir a participação das comunidades afetadas antes da emissão de qualquer licença ambiental. O Idema tem um prazo de dez dias para responder ao MPF sobre o acatamento ou não da recomendação.

Foto: Sandro Menezes/Governo do RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN