Apreensão ocorreu durante fiscalização de rotina com apoio de cão farejador; suspeito alegou desconhecimento sobre conteúdo da mala
A Polícia Federal prendeu em flagrante um aposentado de 72 anos, natural da República Tcheca, no aeroporto internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na madrugada deste sábado (20.jul.2024). O homem tentava embarcar para Lisboa, Portugal, com 4,73 kg de cocaína escondidos na bagagem. A prisão ocorreu durante uma fiscalização de rotina, onde a cadela Kiara detectou um volume suspeito na mala de mão do passageiro.
O aposentado viajava sozinho e, ao ser abordado, alegou não compreender as perguntas e afirmou não saber falar inglês. Desconfiados, os policiais inspecionaram a mala e encontraram uma substância esbranquiçada, confirmada como cocaína após o narcoteste. A bagagem foi desmontada, revelando dois pacotes com a droga em um fundo falso. O homem foi detido e levado para a sede da Polícia Federal, onde foi autuado em flagrante por tráfico internacional de drogas.
Durante o depoimento, o acusado afirmou ter sido contratado por uma pessoa desconhecida para levar a mala a Paris, França, onde deveria ser entregue em um banco. Ele disse que a bagagem foi deixada por um taxista no hotel onde estava hospedado em São Paulo, alegando desconhecimento sobre a presença de drogas. Após exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), o suspeito foi encaminhado para a carceragem da Polícia Federal, aguardando audiência de custódia.
Estatísticas de apreensões em 2024
Este ano, a Polícia Federal já apreendeu 37 kg de cocaína no aeroporto Aluízio Alves e prendeu cinco pessoas por tráfico de drogas. O caso segue em investigação, com a Polícia Civil colaborando para esclarecer todos os detalhes.
Fotos: Divulgação/Polícia Federal
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.