Acidente com embarcação carregada de pás eólicas gera avaria em estrutura da ponte; Marinha investiga causas
Uma embarcação carregada com pás de torres eólicas colidiu com um dos pilares centrais da Ponte Newton Navarro, em Natal, na tarde de terça-feira (22.jul.2024). Um vídeo registrou o momento do impacto, que produziu um barulho alto, assustando os pescadores locais. Após a colisão, a embarcação conseguiu se desvencilhar do pilar e seguir seu trajeto.
A Secretaria de Infraestrutura do Rio Grande do Norte (SIN-RN) identificou, em inspeção preliminar, uma pequena avaria nas placas metálicas que revestem a estrutura de concreto. Apesar disso, foi aberto um procedimento administrativo para avaliações técnicas mais detalhadas e possíveis orientações das autoridades marítimas.
O Comando do 3º Distrito Naval, da Marinha do Brasil, enviou uma equipe ao local para averiguar possíveis danos ambientais e aspectos da segurança da navegação. Não houve vítimas nem indícios de poluição hídrica. A Marinha informou que a embarcação, um dispositivo de reboque de 500 metros, estava sendo conduzida por um rebocador e uma balsa, tendo entrado no Porto de Natal devido a condições climáticas adversas.
O 3º Distrito Naval instaurará um inquérito administrativo para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente.
A Ponte Newton Navarro, inaugurada em 2007, é o principal ponto de acesso entre as zonas Leste e Norte de Natal, com 55 metros de altura no vão central e aproximadamente 1,8 quilômetros de extensão.
Foto: Reprodução
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.