Nicolás Maduro é reeleito presidente da Venezuela com 51,21% dos votos

Nicolás Maduro é reeleito presidente da Venezuela com 51,21% dos votos

Vitória é contestada por opositores e observadores internacionais pedem transparência no processo eleitoral

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela declarou Nicolás Maduro vencedor das eleições presidenciais com 51,21% dos votos. Seu principal adversário, Edmundo González Urrutia, obteve 44,2% dos votos, conforme anunciado após um atraso de seis horas na divulgação dos resultados.

“Eu sou Nicolás Maduro Moros, o presidente reeleito da República Bolivariana da Venezuela. Irei defender a nossa democracia, a nossa lei e o nosso povo”, proclamou Maduro em discurso para seus apoiadores em Caracas.

Com aproximadamente 80% dos votos contados, Maduro garantiu mais de 5 milhões de votos, enquanto González Urrutia obteve cerca de 4,4 milhões. A reeleição de Maduro foi comemorada por aliados como Cuba, Bolívia e Colômbia, mas questionada por representantes dos Estados Unidos, União Europeia e outros países latino-americanos.

4607bbea c40e 4efe 9861 c07b79fdf1d9

María Corina Machado, líder da oposição venezuelana, declarou que González venceu com 70% dos votos e deveria ser considerado o presidente eleito. “Não os derrotamos política e moralmente, derrotamos com votos”, afirmou.

A reeleição de Maduro, no entanto, enfrentou críticas internacionais. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, expressou sérias preocupações sobre a legitimidade do resultado. A União Europeia, através de Josep Borrell, pediu transparência no processo eleitoral e a publicação detalhada dos votos. Representantes de países como Chile, Peru e Argentina também expressaram preocupações.

Os observadores da Missão Internacional de Observação Eleitoral sugeriram uma auditoria do processo eleitoral e recomendaram a análise detalhada de documentos, a comparação de atas de votação e a análise das urnas.

Fotos: RS via Fotos Públicas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon
Pular para o conteúdo