Datafolha aponta que Lula e Bolsonaro têm aprovação similar no mesmo período de mandato

Datafolha aponta que Lula e Bolsonaro têm aprovação similar no mesmo período de mandato

Pesquisa revela polarização entre eleitores e estabilidade na avaliação de Lula em comparação com levantamento anterior

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), apresentam índices de aprovação similares no mesmo período de mandato, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (3.ago.2024). Lula tem 35% de aprovação e 33% de reprovação, enquanto 30% dos entrevistados consideram sua gestão regular. Bolsonaro, no mesmo período, registrava 37% de “ótimo e bom”, 34% de “ruim e péssimo” e 27% de “regular”.

49782687922 75bbdd54c0 k
Foto: Alan Santos/PR/Ilustração/Arquivo

A pesquisa evidencia a estabilidade na avaliação de Lula em comparação ao levantamento anterior, realizado entre 4 e 13 de junho. A aprovação atual é semelhante à do primeiro mandato do petista (2003-2006), quando também obteve 35% de “ótimo ou bom”. No entanto, há uma diferença significativa em relação ao segundo mandato (2007-2010), quando 64% aprovavam o governo e apenas 8% o consideravam ruim ou péssimo.

Os índices de reprovação de Lula são mais altos entre a classe média que recebe de 5 a 10 salários mínimos (47%), entre aqueles que ganham até 10 salários mínimos (46%), possuem diploma superior (43%), são bolsonaristas evangélicos (41%), e moradores do Centro-Oeste (40%) e do Sudeste (39%).

O Datafolha entrevistou 2.040 pessoas em 146 municípios brasileiros entre os dias 29 e 31 de julho, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os pesquisadores ressaltam que a polarização extrema no eleitorado reflete a divisão das avaliações em três partes quase iguais: “ótimo e bom”, “regular” e “ruim e péssimo”.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon
Pular para o conteúdo