Falta de manutenção e equipamento impede uso de aeronaves em operação policial que terminou com a morte de vigilante
Os dois helicópteros da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) não foram utilizados durante as buscas iniciais pelos assaltantes que roubaram um supermercado e balearam um vigilante na última segunda-feira (5.ago.2024), em Natal. De acordo com a Sesed, um dos helicópteros está em manutenção e o outro não possui equipamentos de iluminação noturna.
Na terça-feira (6.ago), o Potiguar 01, que não tem suporte para faróis de busca noturna, realizou voos entre Macaíba e Parnamirim em busca dos criminosos. O Potiguar 02, habilitado com iluminação noturna, está em manutenção em Recife e deve retornar em breve, dependendo da liberação alfandegária das peças importadas da Itália ou Estados Unidos.
O Potiguar 01, adquirido em 2002, custou aproximadamente R$ 5,5 milhões e sofreu um acidente em maio de 2003 durante um voo de treinamento. O Potiguar 02, entregue em 2023, custou cerca de R$ 23 milhões e foi disponibilizado às forças de segurança em agosto do ano passado.
Este não é o primeiro incidente em que as aeronaves do governo do estado não são utilizadas. Em abril deste ano, durante fortes chuvas, os helicópteros não foram acionados, e a Sesed precisou recorrer a um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal para resgatar pessoas ilhadas. Em fevereiro, durante fugas na Penitenciária Federal de Mossoró, o helicóptero foi utilizado nas buscas.
A Divisão Especializada em Combate ao Crime Organizado (Deicor) investiga o assalto, que apresenta características dos crimes do “Novo Cangaço”. Os criminosos utilizaram armas de longo alcance e veículos 4×4, espalhando grampos nas estradas para dificultar a perseguição policial.
O vigilante Janielson Carvalho Correia, de 42 anos, foi baleado durante o assalto ao supermercado no bairro Capim Macio, zona sul de Natal. Ele foi atingido por um tiro de fuzil na perna direita e, apesar de ter sido socorrido, não resistiu aos ferimentos.
Foto: Vivi Nobre/Assecom/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.