Helicópteros do RN não operaram durante assalto ao Nordestão

Helicópteros do RN não operaram durante assalto ao Nordestão

Falta de manutenção e equipamento impede uso de aeronaves em operação policial que terminou com a morte de vigilante

Os dois helicópteros da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) não foram utilizados durante as buscas iniciais pelos assaltantes que roubaram um supermercado e balearam um vigilante na última segunda-feira (5.ago.2024), em Natal. De acordo com a Sesed, um dos helicópteros está em manutenção e o outro não possui equipamentos de iluminação noturna.

Na terça-feira (6.ago), o Potiguar 01, que não tem suporte para faróis de busca noturna, realizou voos entre Macaíba e Parnamirim em busca dos criminosos. O Potiguar 02, habilitado com iluminação noturna, está em manutenção em Recife e deve retornar em breve, dependendo da liberação alfandegária das peças importadas da Itália ou Estados Unidos.

O Potiguar 01, adquirido em 2002, custou aproximadamente R$ 5,5 milhões e sofreu um acidente em maio de 2003 durante um voo de treinamento. O Potiguar 02, entregue em 2023, custou cerca de R$ 23 milhões e foi disponibilizado às forças de segurança em agosto do ano passado.

Este não é o primeiro incidente em que as aeronaves do governo do estado não são utilizadas. Em abril deste ano, durante fortes chuvas, os helicópteros não foram acionados, e a Sesed precisou recorrer a um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal para resgatar pessoas ilhadas. Em fevereiro, durante fugas na Penitenciária Federal de Mossoró, o helicóptero foi utilizado nas buscas.

A Divisão Especializada em Combate ao Crime Organizado (Deicor) investiga o assalto, que apresenta características dos crimes do “Novo Cangaço”. Os criminosos utilizaram armas de longo alcance e veículos 4×4, espalhando grampos nas estradas para dificultar a perseguição policial.

Assalto a carro-forte no Nordestão termina com a morte de vigilante

O vigilante Janielson Carvalho Correia, de 42 anos, foi baleado durante o assalto ao supermercado no bairro Capim Macio, zona sul de Natal. Ele foi atingido por um tiro de fuzil na perna direita e, apesar de ter sido socorrido, não resistiu aos ferimentos.

Foto: Vivi Nobre/Assecom/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal