RN fica sem tornozeleiras para presos pela terceira vez em 14 meses

RN fica sem tornozeleiras para presos pela terceira vez em 14 meses

Falta dos equipamentos eletrônicas no estado preocupa autoridades

O estado do Rio Grande do Norte enfrenta novamente problemas com o monitoramento eletrônico de presos que progridem para o regime semiaberto. Cerca de 500 presos que recentemente mudaram do regime fechado para o semiaberto não estão sendo monitorados com tornozeleiras eletrônicas, o que representa a terceira vez que esse problema ocorre num intervalo de 14 meses.

A denúncia foi feita por fontes da segurança pública potiguar ao jornal Tribuna do Norte e confirmada pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). Atualmente, o estado possui cerca de 3,2 mil presos no regime semiaberto.

Segundo a justiça, é obrigação do Estado disponibilizar o dispositivo eletrônico de monitoramento para quando o preso progredir do regime fechado para o semiaberto. Contudo, mesmo na falta de tornozeleiras, a lei obriga o magistrado a conceder o alvará de progressão.

A Seap reconheceu a demanda reprimida de pelo menos 500 tornozeleiras e citou a falta de equipamento no mercado como um dos principais obstáculos. A secretaria informou que está realizando agendamentos para a desinstalação e manutenção de dispositivos danificados, mas não estipulou um prazo para a regularização do serviço.

O problema não é novo no Rio Grande do Norte. Em fevereiro deste ano, a Seap suspendeu o fornecimento de tornozeleiras ao judiciário devido a uma remessa de equipamentos presa em Guarulhos, São Paulo, em uma operação da Receita Federal. Na ocasião, cerca de 500 tornozeleiras estavam embargadas.

Antes disso, em maio de 2023, o estado já enfrentava dificuldades em instalar tornozeleiras, alegando falta de envio por parte de uma das empresas fornecedoras, o que levou o judiciário a suspender a pena de alguns presos.

Foto: Divulgação/SSP-DF/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal