Voo 2283 da Voepass cai em Vinhedo; identificação das vítimas está em andamento
Na tarde desta sexta-feira (9.ago.2024), o Brasil foi abalado por uma tragédia aérea quando o voo 2283 da Voepass, um turboélice modelo ATR-72, caiu em Vinhedo, interior de São Paulo. A aeronave, que realizava a rota entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP), deixou 62 mortos, entre passageiros e tripulantes.
Os corpos das vítimas estão sendo encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) da capital paulista, que possui a infraestrutura necessária para realizar os testes de identificação, como exames de arcada dentária e DNA. Segundo o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, o estado está providenciando o traslado das famílias das vítimas de Cascavel para São Paulo, onde elas receberão acomodação e assistência psicológica para acompanhar o processo de identificação.
O trabalho de retirada dos corpos começou logo após o acidente e continua durante a madrugada, com a instalação de refletores para garantir a iluminação adequada no local. “Esse trabalho já começou e tem que ser feito com muito cuidado. Vamos providenciar mais refletores; o trabalho vai se estender ao longo da noite para ganharmos tempo. Queremos fazer o quanto antes a retirada dos corpos, facilitar ao máximo a identificação”, afirmou o governador. Até o momento, três corpos já foram retirados do local e encaminhados ao IML Central, que foi fechado exclusivamente para esse trabalho.
O cenário no local do acidente é descrito como devastador. Governadores de São Paulo e Paraná, Tarcísio Freitas e Ratinho Junior, respectivamente, estavam no Espírito Santo participando do encontro do Consórcio de Integração Sul Sudeste (Consud) quando souberam da tragédia e se deslocaram imediatamente para Vinhedo. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também está no local acompanhando os desdobramentos. “Você imagina ver uma aeronave destruída; você fica imaginando o que as pessoas passaram naqueles momentos que antecederam a queda. Aqueles objetos que estão espalhados pelo terreno… você imagina que ali estavam sonhos. É um cenário muito triste”, lamentou Freitas.
Empresa divulga lista com os nomes das 61 pessoas a bordo do voo
A Voepass Linhas Aéreas divulgou uma lista com os nomes dos passageiros e tripulantes do voo 2283.
Passageiros do voo 2283:
- ROSANGELA SOUZA
- ELIANE ANDRADE FREIRE
- LUCIANI CAVALCANTI
- JOSE FER
- DENILDA ACORDI
- MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA
- JOSE CLOVES ARRUDA
- NELVIO JOSE HUBNER
- GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA
- RONALDO CAVALIERE
- SILVIA CRISTINA OSAKI
- WLISSES OLIVEIRA
- HIALESCARPINE FODRA
- DANIELA SCHULZ FODRA
- REGICLAUDIO FREITAS
- SIMONE MIRIAN RIZENTAL
- JOSGLEIDYS GONZALEZ
- MARIA PARRA
- JOSLAN PEREZ
- MAURO BEDIN
- ROSANGELA MARIA DE OLIVEIRA
- ANTONIO DEOCLIDES ZINI JUNIOR
- KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI
- MAURO SGUARIZI
- LEONARDO HENRIQUE DA SILVA
- MARIA VALDETE BARTNIK
- RENATO BARTNIK
- HADASSA MARIA DA SILVA
- RAPHAEL BOHNE
- RENATO LIMA
- RAFAEL ALVES
- LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO
- ADRIELLE COSTA
- LAIANA VASATTA
- ANA CAROLINE REDIVO
- JOSECARLOS COPETTI
- ANDRE MICHEL
- SARAH SELLALANGER
- EDILSON HOBOLD
- RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS
- LIZIBBA DOS SANTOS
- PAULO ALVES
- PEDRO GUSSON DO NASCIMENTO
- ROSANA SANTOS XAVIER
- THIAGO ALMEIDA PAULA
- ADRIANA SANTOS
- DEONIR SECCO
- ALIPIO SANTOS NETO
- RAQUEL RIBEIRO MOREIRA
- ADRIANO DA LUCA BUENO
- MIGUEL ARCANJO RODRIDUES JUNIOR
- DIOGO AVILA
- LUCIANO TRINDADE ALVES
- ISABELLA SANTANA POZZUOLI
- TIAGO AZEVEDO
- MARIANA BELIM
- ARIANNE RISSO
Tripulantes do voo 2283:
- EBORA SOPER AVILA
- RUBIA SILVA DE LIMA
- HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA
- DANILO SANTOS ROMANO
Lula decreta luto no país
Em resposta à tragédia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias em todo o país. A medida foi publicada no Diário Oficial da União, destacando o pesar pelas vítimas do desastre. Em um evento em Itajaí (SC), o presidente Lula manifestou solidariedade às vítimas e pediu um minuto de silêncio em respeito aos falecidos.
“Eu tenho que ser portador de uma notícia muito ruim e queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 57 passageiros e quatro tripulantes, e parece que todos morreram. Então, eu queria pedir um minuto de silêncio pelas vítimas”, disse o presidente.
O acidente
O acidente ocorreu por volta das 13h30, quando a aeronave turboélice da Voepass caiu em Vinhedo, município vizinho a Campinas. O voo partiu de Cascavel, no Paraná, e seguia para o aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A causa do acidente ainda está sob investigação, mas já se sabe que a aeronave sofreu uma falha catastrófica enquanto sobrevoava a região.
Enquanto as autoridades trabalham para entender as causas do acidente, os esforços estão concentrados na identificação das vítimas e no apoio às famílias. Equipes da polícia científica do Paraná estão colaborando com os profissionais de São Paulo na coleta de sangue dos familiares para auxiliar na identificação dos corpos. “É um momento de grande tristeza para o país, e estamos unidos para dar todo o suporte necessário às famílias das vítimas”, disse o governador Ratinho Junior.
Fotos: Rafael Luiz Canossa/Visualhunt e Paulo Pinto/Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.