RN registra dois casos de Mpox em 2024

RN registra dois casos de Mpox em 2024

Secretaria de Saúde Pública do RN monitora situação e reforça a importância de vigilância e vacinação

O Rio Grande do Norte registrou dois casos de Mpox (anteriormente conhecida como Varíola dos Macacos) entre janeiro e agosto de 2024, conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os pacientes foram atendidos em Natal, um em fevereiro no Hospital Giselda Trigueiro e outro em maio, em um hospital privado.

Os casos não são da nova variante que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a reclassificar a Mpox como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Até o momento, o Brasil não registra nenhum caso dessa nova variante, cujo surto está concentrado no continente africano. Fora da África, o surto apresenta baixa transmissão.

Desde a chegada da Mpox ao Brasil em 2022, o RN contabilizou 154 casos confirmados, sem registro de óbitos. Os números de casos vêm diminuindo anualmente: 142 casos em 2022, 10 em 2023 e 2 em 2024 até agosto.

A Secretaria de Saúde do RN enfatizou a necessidade de atenção e tratamento adequado para a Mpox. Em 2023, o estado recebeu doses de vacina para grupos específicos, e a Sesap solicitou ao Ministério da Saúde um novo lote.

De acordo com infectologistas, a doença possui dois Clados, com a nova variante sendo mais transmissível e potencialmente mais grave. Embora o RN não enfrente um surto atual, a preocupação é que o vírus possa novamente se espalhar globalmente.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo