Hospital Walfredo Gurgel enfrenta superlotação com 49 pacientes nos corredores

Hospital Walfredo Gurgel enfrenta superlotação com 49 pacientes nos corredores

Sindicato alerta para situação crítica com pacientes em corredores e falta de leitos no maior hospital do Rio Grande do Norte

A crise na saúde pública do Rio Grande do Norte atinge níveis alarmantes no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, onde pacientes estão sendo tratados em corredores e salas bloqueadas devido à falta de leitos. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde), desde a última sexta-feira (16.ago.2024), a situação tem se deteriorado rapidamente, com 49 pacientes lotando o corredor do Pronto Socorro e outros 26 na sala de recuperação.

Funcionários relatam condições de trabalho insustentáveis, com leitos extras colocados em áreas inadequadas, dificultando a movimentação e comprometendo a qualidade do atendimento. Uma das funcionárias, que preferiu não se identificar, descreveu as dificuldades diárias enfrentadas pela equipe, que já resultaram em lesões físicas.

A sobrecarga de cirurgias e a falta de pessoal agravam a situação, com técnicos e enfermeiros relatando exaustão e pressão para aceitar condições de trabalho desumanas. A direção do Sindsaúde/RN está preparando uma denúncia a ser protocolada no Ministério Público do Trabalho e no Conselho Regional de Enfermagem (Coren), exigindo ações urgentes do governo estadual e da Secretaria de Saúde (Sesap) para resolver a crise.

Rosália Fernandes, coordenadora do Sindsaúde/RN, criticou a gestão da saúde pública no estado, destacando que os profissionais estão adoecendo devido às condições precárias de trabalho, e cobrou soluções imediatas das autoridades.

Foto: Arquivo/SindSaúde/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal