Neoenergia Cosern alerta para riscos das queimadas e oferece orientações de segurança
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBM-RN) registrou 24 incêndios florestais no último fim de semana, afetando as cidades de Assu, Apodi, Mossoró e Pau dos Ferros. Com a chegada dos meses mais quentes e ventosos do ano, como agosto, o risco de queimadas se intensifica, especialmente em áreas rurais e canaviais próximos a rodovias.
A Neoenergia Cosern emitiu um alerta sobre os perigos das queimadas, que podem provocar interrupções no fornecimento de energia elétrica e graves riscos à segurança da população. Além disso, os incêndios florestais causam danos ambientais significativos, como a perda de vegetação, morte de animais e poluição do ar.
Segundo Antônio Ferreira Lima, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Cosern, as queimadas são frequentemente provocadas por ação humana, seja de forma intencional ou acidental, e podem resultar em graves acidentes e danos à rede elétrica.
A Neoenergia Cosern recomenda que a população evite queimar lixo doméstico em áreas próximas a redes elétricas, não plante árvores de grande porte sob linhas de transmissão, e tome cuidado ao manusear galhos e máquinas agrícolas. Em caso de acidentes, a empresa orienta que o contato seja feito imediatamente pelo telefone 116. Para emergências com incêndios, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo número 193.
Denúncias sobre queimadas podem ser realizadas através do IBAMA pelo telefone – 0800-061-8080
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.