Após acidente fatal, Idema endurece regras para embarcações após naufrágio que vitimou duas turistas; lista de autorizadas a operar é atualizada
Os passeios turísticos nos parrachos de Rio do Fogo e Touros, no litoral do Rio Grande do Norte, foram retomados nesta segunda-feira (9.set.2024), após uma suspensão temporária imposta pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A paralisação ocorreu na semana anterior em razão de um trágico acidente envolvendo uma lancha não autorizada, que resultou na morte de duas turistas durante o naufrágio da embarcação.
A retomada das atividades foi autorizada após o Idema reforçar as regras de fiscalização e endurecer os critérios de operação para as embarcações que atuam na região. Agora, apenas lanchas e barcos devidamente regularizados e com autorização específica do Idema podem realizar os passeios aos parrachos. Uma nova lista de embarcações autorizadas foi divulgada no site do órgão ambiental, e aquelas que estiverem fora dos parâmetros não poderão mais operar.
O acidente gerou comoção e levantou questionamentos sobre a segurança das embarcações que operam no turismo local. De acordo com a investigação preliminar, a lancha envolvida no acidente não possuía autorização para realizar os passeios e já havia sido autuada por operar de forma irregular anteriormente. O naufrágio ocorreu devido a condições climáticas adversas e sobrecarga de passageiros, fatores que estão sendo analisados pela Capitania dos Portos do RN.
O Idema se comprometeu a manter uma fiscalização rigorosa sobre as operações turísticas na região, buscando garantir a segurança dos visitantes e o cumprimento das normas ambientais. O órgão também orienta os turistas a conferirem a regularidade das embarcações antes de contratar os serviços.
Foto: Marinha do Brasil (Oficial)/Visualhunt
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.