Acidentes de moto batem recorde de atendimentos no hospital Walfredo Gurgel

Acidentes de moto batem recorde de atendimentos no hospital Walfredo Gurgel

Quedas de moto se tornam a principal causa de internações em hospital público de Natal

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a maior unidade de saúde pública do Rio Grande do Norte, registrou um novo recorde no número de atendimentos a vítimas de acidentes de moto no mês de agosto. Ao todo, 899 pessoas deram entrada no hospital devido a quedas de motocicleta, superando acidentes vasculares cerebrais (AVC) e quedas da própria altura como principal causa de internações.

Cerca de 70% dos acidentes ocorreram na Grande Natal, sendo 346 deles registrados em vias da capital. O aumento significativo no número de casos nos meses de julho e agosto fez com que as autoridades de trânsito e saúde intensificassem as ações do Programa Vida no Trânsito (PVT), que tem como objetivo reduzir os acidentes através de campanhas educativas e blitze de fiscalização.

Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (12), representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e outras autoridades apresentaram os dados alarmantes e discutiram medidas emergenciais. “Cada cirurgia ortopédica para tratar acidentados custa em torno de R$ 6 mil. Somando internação, medicamentos e outras despesas, o custo anual chega a R$ 20 milhões”, destacou Leidiane Queiroz, secretária-adjunta da Sesap.

A proposta do PVT é intensificar as fiscalizações, com blitze semanais em diversos pontos da cidade, além de campanhas educativas focadas em motociclistas. A expectativa é que as ações tragam resultados positivos nas próximas semanas, com uma redução nos números de acidentes.

Foto: Marcelo Soares/ASSECOM RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal