PGE recomenda embargo na obra de drenagem de Ponta Negra por falta de licenciamento ambiental

PGE recomenda embargo na obra de drenagem de Ponta Negra por falta de licenciamento ambiental

Obra de dragagem em Natal enfrenta suspensão após parecer jurídico que aponta ausência de licença ambiental adequada

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) recomendou o embargo imediato da obra de dragagem e engorda da praia de Ponta Negra, em Natal, devido à falta de licenciamento ambiental adequado. De acordo com informações divulgadas pela imprensa local na segunda-feira (30.set.2024), o parecer foi assinado pela procuradora Marjorie Madruga, que destacou a inexistência de base legal para a realização da dragagem sem a devida licença. A obra, iniciada em agosto, foi retomada em setembro após a descoberta de uma nova jazida fora da área licenciada, o que gerou novos questionamentos jurídicos.

A PGE solicitou a suspensão da Licença de Instalação e Operação (LIO) concedida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) à Prefeitura de Natal, alegando que o Idema não possui competência para licenciar a obra sem uma delegação específica. Além disso, foi recomendada a autuação dos responsáveis pela execução da obra sem o devido licenciamento e a denúncia ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e à Agência Nacional de Mineração por práticas poluidoras.

O parecer também cita a pressão política sofrida pelo Idema, que teria sido alvo de uma tentativa de invasão por parte do prefeito Álvaro Dias e outros políticos, com o objetivo de forçar a liberação do licenciamento. A PGE orientou que a Prefeitura de Natal regularize o licenciamento junto ao Ibama e suspenda a dragagem na nova jazida até que todas as exigências ambientais sejam cumpridas.

A recomendação gera incertezas sobre a continuidade da obra de engorda da praia, que visa combater o avanço da erosão marinha em Ponta Negra. Agora, o Município de Natal deverá apresentar provas de conformidade com as normativas federais, incluindo a Portaria nº 260/2022 do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Foto: Abraão Júnior/Prefeitura de Natal/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal