Medida beneficiará eleitores da região metropolitana e do interior do estado, com a liberação de passagens gratuitas nos dias que antecedem o primeiro turno
O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio Grande do Norte (SETRANS/RN) divulgou nota, nesta terça-feira (1°.out.2024), explicando a implementação de gratuidade no transporte intermunicipal para as eleições de 2024.
A medida, anunciada pelo Governo do RN, será válida tanto para eleitores da região metropolitana de Natal quanto para aqueles que residem em municípios mais distantes do interior do estado. O objetivo é facilitar o deslocamento dos eleitores até suas zonas eleitorais, garantindo a ampla participação no processo democrático.
Gratuidade na Região Metropolitana de Natal
Para os eleitores que utilizam o transporte intermunicipal na região metropolitana de Natal, a gratuidade será válida durante todo o domingo, 6 de outubro, dia do primeiro turno das eleições. Os ônibus terão suas catracas liberadas, permitindo o embarque sem necessidade de pagamento de tarifas ou apresentação de qualquer documento de identificação, como o cartão de bilhetagem eletrônica.
A medida beneficiará usuários das principais empresas de transporte da região, como Trampolim da Vitória, Litorânea, Guanabara, Cidade das Dunas, Via Sul e Santa Maria. O benefício, no entanto, será restrito às linhas intermunicipais, sem confirmação de gratuidade para linhas exclusivamente municipais.
Transporte intermunicipal para o interior do estado
Os eleitores que residem em municípios do interior do estado também serão contemplados com a gratuidade no transporte, desde que façam a reserva antecipada de suas passagens nos guichês da TRANSPASSE, na Rodoviária de Natal. O período de reserva será entre quarta-feira (2.out.2024) e sexta-feira (4.out), das 5h às 22h. As passagens de ida poderão ser utilizadas a partir do sábado (5.out), enquanto o retorno está previsto até a segunda-feira (7.out), em função dos horários específicos das linhas que atendem as cidades do interior.
Para realizar a reserva, os eleitores deverão apresentar o título de eleitor ou a versão digital do documento (e-Título), além de um documento oficial com foto. O embarque ocorrerá exclusivamente pelo terminal rodoviário de Natal, e as passagens serão emitidas de acordo com a capacidade operacional das empresas de transporte, que poderão disponibilizar veículos extras, caso haja alta demanda.
O benefício da gratuidade no transporte será oferecido por diversas empresas que operam no sistema intermunicipal do estado, como Alves, Cabral, Nordeste, Jardinense e Riograndense. Essas empresas cobrem uma ampla gama de destinos no Rio Grande do Norte, permitindo que eleitores de diferentes regiões tenham acesso facilitado às suas zonas eleitorais.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.