Setor de Transportes do RN explica como vai funcionar a gratuidade nas eleições 2024

Setor de Transportes do RN explica como vai funcionar a gratuidade nas eleições 2024

Medida beneficiará eleitores da região metropolitana e do interior do estado, com a liberação de passagens gratuitas nos dias que antecedem o primeiro turno

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio Grande do Norte (SETRANS/RN) divulgou nota, nesta terça-feira (1°.out.2024), explicando a implementação de gratuidade no transporte intermunicipal para as eleições de 2024.

A medida, anunciada pelo Governo do RN, será válida tanto para eleitores da região metropolitana de Natal quanto para aqueles que residem em municípios mais distantes do interior do estado. O objetivo é facilitar o deslocamento dos eleitores até suas zonas eleitorais, garantindo a ampla participação no processo democrático.

Gratuidade na Região Metropolitana de Natal

Para os eleitores que utilizam o transporte intermunicipal na região metropolitana de Natal, a gratuidade será válida durante todo o domingo, 6 de outubro, dia do primeiro turno das eleições. Os ônibus terão suas catracas liberadas, permitindo o embarque sem necessidade de pagamento de tarifas ou apresentação de qualquer documento de identificação, como o cartão de bilhetagem eletrônica.

A medida beneficiará usuários das principais empresas de transporte da região, como Trampolim da Vitória, Litorânea, Guanabara, Cidade das Dunas, Via Sul e Santa Maria. O benefício, no entanto, será restrito às linhas intermunicipais, sem confirmação de gratuidade para linhas exclusivamente municipais.

Transporte intermunicipal para o interior do estado

Os eleitores que residem em municípios do interior do estado também serão contemplados com a gratuidade no transporte, desde que façam a reserva antecipada de suas passagens nos guichês da TRANSPASSE, na Rodoviária de Natal. O período de reserva será entre quarta-feira (2.out.2024) e sexta-feira (4.out), das 5h às 22h. As passagens de ida poderão ser utilizadas a partir do sábado (5.out), enquanto o retorno está previsto até a segunda-feira (7.out), em função dos horários específicos das linhas que atendem as cidades do interior.

Para realizar a reserva, os eleitores deverão apresentar o título de eleitor ou a versão digital do documento (e-Título), além de um documento oficial com foto. O embarque ocorrerá exclusivamente pelo terminal rodoviário de Natal, e as passagens serão emitidas de acordo com a capacidade operacional das empresas de transporte, que poderão disponibilizar veículos extras, caso haja alta demanda.

O benefício da gratuidade no transporte será oferecido por diversas empresas que operam no sistema intermunicipal do estado, como Alves, Cabral, Nordeste, Jardinense e Riograndense. Essas empresas cobrem uma ampla gama de destinos no Rio Grande do Norte, permitindo que eleitores de diferentes regiões tenham acesso facilitado às suas zonas eleitorais.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal