Prefeitura de Natal inclui Praia da Redinha em situação de emergência decretada para contenção de erosão

Prefeitura de Natal inclui Praia da Redinha em situação de emergência decretada para contenção de erosão

Onze quiosques na orla da Redinha estão em risco de colapso, e medidas preventivas serão intensificadas nas próximas semanas

A Prefeitura de Natal decidiu incluir a área da Praia da Redinha na situação de emergência decretada no último dia 20 de setembro de 2024, após os severos danos causados pela força das marés na orla urbana. A decisão foi oficializada na edição de quinta-feira (3.out.2024) do Diário Oficial do Município e visa adotar medidas urgentes para mitigar os riscos de colapso em estruturas localizadas na região costeira.

De acordo com a Defesa Civil de Natal, onze quiosques estão atualmente sob risco iminente de colapso devido à erosão costeira. Algumas dessas barracas já estão fora de uso, mas ainda oferecem perigo estrutural. “Estamos monitorando constantemente a área e identificamos que essas onze estruturas estão em situação crítica. A prefeitura está agindo para evitar danos maiores e planejar medidas de contenção”, informou Fernanda Jucá, coordenadora da Defesa Civil.

A previsão de marés altas entre os dias 17 e 19 de outubro, segundo a tábua de marés da Capitania dos Portos, coloca as autoridades em alerta máximo. A Defesa Civil e as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semurb) e Infraestrutura (Seinfra) estão trabalhando em conjunto para desenvolver soluções rápidas, que possam minimizar os danos causados pela erosão e proteger a população local.

Além das ações na Redinha, a prefeitura também mantém o monitoramento da área de Ponta Negra, onde sacos de areia estão sendo instalados como barreiras temporárias. A presença da Guarda Municipal e da Defesa Civil também foi intensificada na área do Morro do Careca, uma vez que o trecho permanece isolado para evitar que o público circule em áreas de risco.

Fernanda Jucá destacou a importância da colaboração da população: “As pessoas estão entendendo a necessidade de evitar as áreas interditadas, e nosso trabalho de conscientização está surtindo efeito. A proteção da nossa orla depende do esforço conjunto de todos.”

Com o agravamento da erosão costeira, as medidas preventivas são essenciais para garantir a segurança dos moradores e comerciantes locais, além de proteger um dos principais pontos turísticos da capital potiguar.

Foto: Divulgação/Defesa Civil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN