MDB elege maior número de prefeitos e vice-prefeitos no RN

MDB elege maior número de prefeitos e vice-prefeitos no RN

O partido se consolidou como o mais forte nas eleições municipais do Rio Grande do Norte, com 45 prefeituras conquistadas

Após a conclusão da apuração dos votos nas eleições municipais de 2024, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) consolidou sua posição como o partido com o maior número de prefeitos eleitos no Rio Grande do Norte. Ao todo, a legenda conquistou 45 prefeituras, um aumento de seis em comparação com 2020, representando um crescimento de 15,3%.

O União Brasil, segundo colocado no número de prefeituras, elegeu 27 prefeitos e ainda pode aumentar esse número caso Paulinho Freire vença o segundo turno em Natal. O partido, fruto da fusão entre DEM e PSL, também registrou um crescimento expressivo desde sua fundação, subindo de 17 para 27 prefeitos eleitos.

Queda do PSDB

Seguindo uma tendência observada em âmbito nacional, o PSDB sofreu uma redução significativa no número de prefeitos eleitos, caindo de 31 em 2020 para apenas 15 em 2024. Por outro lado, partidos como o Podemos e o PT tiveram crescimento expressivo, com destaque para o PT, que aumentou o número de prefeitos de três para sete, um crescimento de 133,3%.

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal