Obras de engorda da Praia de Ponta Negra atingem 15% de execução e seguem no prazo

Obras de engorda da Praia de Ponta Negra atingem 15% de execução e seguem no prazo

Projeto de combate à erosão costeira deve ser concluído até dezembro, segundo a Prefeitura de Natal

As obras de engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal, atingiram 15% de execução, de acordo com informações divulgadas pelas secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente e Urbanismo da cidade. O projeto, que tem como objetivo combater a erosão costeira que há anos afeta uma das principais praias turísticas da capital potiguar, segue dentro do cronograma, com previsão de conclusão entre os dias 5 e 20 de dezembro de 2024.

Até o momento, já foram adicionados entre 250 mil e 300 mil metros cúbicos de areia, resultando em uma faixa de 600 metros de extensão. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, o andamento das obras está dentro do esperado. “Estamos confiantes de que o prazo será cumprido, permitindo que Natal tenha uma praia revitalizada e protegida da erosão”, afirmou Mesquita.

Além da engorda, ações emergenciais têm sido adotadas em pontos críticos da praia, como na base de alguns hotéis e no emblemático Morro do Careca. A instalação de sacos de areia foi uma das medidas implementadas para conter o avanço do mar, especialmente em momentos de maré alta, que têm ocorrido com mais frequência.

A obra, que está orçada em R$ 73 milhões, utiliza uma nova jazida de areia descoberta pela Prefeitura, localizada em Areia Preta, que dispõe de 1,5 milhão de metros cúbicos, excedendo a quantidade necessária para a execução do projeto, que é de 1,1 milhão de metros cúbicos.

O projeto de engorda de Ponta Negra é crucial para restaurar a faixa de areia da praia, que, com o tempo, foi comprometida pela erosão, impactando diretamente a estrutura do Morro do Careca, um dos principais cartões-postais da cidade. Estudos apontam que, nos últimos 17 anos, o morro perdeu 2,37 metros de altura devido ao avanço do mar e à redução da faixa de areia, reforçando a urgência da intervenção.

Foto: Abraão Júnior/Prefeitura de Natal/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo