Obras de engorda da Praia de Ponta Negra atingem 15% de execução e seguem no prazo

Obras de engorda da Praia de Ponta Negra atingem 15% de execução e seguem no prazo

Projeto de combate à erosão costeira deve ser concluído até dezembro, segundo a Prefeitura de Natal

As obras de engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal, atingiram 15% de execução, de acordo com informações divulgadas pelas secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente e Urbanismo da cidade. O projeto, que tem como objetivo combater a erosão costeira que há anos afeta uma das principais praias turísticas da capital potiguar, segue dentro do cronograma, com previsão de conclusão entre os dias 5 e 20 de dezembro de 2024.

Até o momento, já foram adicionados entre 250 mil e 300 mil metros cúbicos de areia, resultando em uma faixa de 600 metros de extensão. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, o andamento das obras está dentro do esperado. “Estamos confiantes de que o prazo será cumprido, permitindo que Natal tenha uma praia revitalizada e protegida da erosão”, afirmou Mesquita.

Além da engorda, ações emergenciais têm sido adotadas em pontos críticos da praia, como na base de alguns hotéis e no emblemático Morro do Careca. A instalação de sacos de areia foi uma das medidas implementadas para conter o avanço do mar, especialmente em momentos de maré alta, que têm ocorrido com mais frequência.

A obra, que está orçada em R$ 73 milhões, utiliza uma nova jazida de areia descoberta pela Prefeitura, localizada em Areia Preta, que dispõe de 1,5 milhão de metros cúbicos, excedendo a quantidade necessária para a execução do projeto, que é de 1,1 milhão de metros cúbicos.

O projeto de engorda de Ponta Negra é crucial para restaurar a faixa de areia da praia, que, com o tempo, foi comprometida pela erosão, impactando diretamente a estrutura do Morro do Careca, um dos principais cartões-postais da cidade. Estudos apontam que, nos últimos 17 anos, o morro perdeu 2,37 metros de altura devido ao avanço do mar e à redução da faixa de areia, reforçando a urgência da intervenção.

Foto: Abraão Júnior/Prefeitura de Natal/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon
Pular para o conteúdo