Mutirão de catarata deixa 8 pessoas cegas em Parelhas

Mutirão de catarata deixa 8 pessoas cegas em Parelhas

Infecção em massa após cirurgias leva à remoção de globos oculares e causa revolta na população

Um mutirão de cirurgias de catarata realizado em Parelhas, no Rio Grande do Norte, se transformou em uma tragédia médica. Pelo menos oito pacientes perderam a visão após a realização dos procedimentos, devido a uma infecção bacteriana generalizada. O caso, que chocou a população e as autoridades, está sendo investigado para apurar as responsabilidades.

O mutirão aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro na Maternidade Dr. Graciliano Lordão. Ao todo, 48 pessoas passaram por cirurgias, sendo que 15 dos 20 pacientes operados no primeiro dia desenvolveram endoftalmite, uma infecção ocular grave causada pela bactéria Enterobacter cloacae. Desses, oito precisaram ter o globo ocular removido.

A Prefeitura de Parelhas informou que já abriu um inquérito civil público e que a Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa) está realizando uma investigação técnica para apurar as causas da infecção. As análises incluem a coleta de amostras da água utilizada no hospital, do centro cirúrgico e dos equipamentos, além da avaliação do processo de esterilização.

A empresa Oculare Oftalmologia Avançada, responsável pelas cirurgias, afirmou em nota que o mutirão foi conduzido por um oftalmologista experiente e que todos os protocolos médicos e de segurança foram seguidos. No entanto, a empresa não explicou como a infecção se espalhou por tantos pacientes.

Os pacientes que tiveram complicações estão recebendo tratamento médico e psicológico, mas o trauma da perda da visão é irreparável. Familiares das vítimas relatam a angústia e a revolta com o ocorrido, questionando a qualidade dos serviços prestados e a responsabilidade da prefeitura e da empresa contratada.

Foto: Ksenia Chernaya/Pexels/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal