Porto de Natal fica fora da lista inicial para privatização

Porto de Natal fica fora da lista inicial para privatização

Governo federal leiloará mais de 30 terminais portuários, mas Porto de Natal segue outro processo

O Governo Federal divulgou nesta segunda-feira (21.out.2024) a lista de mais de 30 terminais portuários que serão leiloados para investimentos privados até o final de 2026, com um investimento total estimado em mais de R$14 bilhões. A região Nordeste receberá mais de R$2 bilhões desse montante, com destaque para os portos de Fortaleza, Recife, Salvador, Maceió, Suape (PE) e Itaqui (MA).

Inicialmente, o Porto de Natal não constava na lista de terminais a serem privatizados, o que gerou dúvidas e questionamentos. No entanto, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) esclareceu que houve um equívoco na divulgação. O Pátio Norte do Porto de Natal, na verdade, está com o processo de arrendamento em andamento e previsto para 2025.

Processo de arrendamento

O processo de arrendamento do Pátio Norte do Porto de Natal encontra-se atualmente na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para cumprir a fase de audiência pública. Após essa etapa, o processo seguirá para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e, por fim, será leiloado na Bolsa de Valores.

Investimentos previstos

A lista completa dos terminais a serem leiloados, com as respectivas datas e valores estimados de investimento, demonstra a abrangência do programa de privatização dos portos brasileiros. A expectativa é que os investimentos privados impulsionem a modernização e a expansão da infraestrutura portuária, contribuindo para a melhoria da logística e o aumento da competitividade do setor.

Foto: Reprodução/Codern

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo