Servidores terceirizados do Hospital Walfredo Gurgel param atividades por atraso de salários

Servidores terceirizados do Hospital Walfredo Gurgel param atividades por atraso de salários

Profissionais dos setores de nutrição e lavanderia protestam contra atrasos salariais; superlotação e falta de ar-condicionado agravam situação

Funcionários terceirizados do Hospital Walfredo Gurgel, a maior unidade de saúde do Rio Grande do Norte, interromperam suas atividades nesta terça-feira (22.out.2024) devido ao atraso de salários. O protesto ocorreu em frente ao pronto-socorro da instituição, onde trabalhadores dos setores de nutrição e lavanderia reivindicaram dois meses de salários atrasados, além de férias e vale-alimentação.

A paralisação impactou diretamente o funcionamento do hospital, levando à suspensão parcial dos serviços de alimentação. O problema agrava ainda mais a situação da unidade, que já enfrenta superlotação e dificuldades estruturais, como a falta de ar-condicionado em algumas áreas.

De acordo com o Sindicato de Servidores da Saúde, a paralisação também afeta outras unidades do estado, como o Hospital Santa Catarina, em Natal, o Hospital Regional de São José de Mipibu e o Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró.

Sem o trabalho dos terceirizados, pacientes e acompanhantes relataram problemas na oferta de alimentação. No entanto, a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) emitiu uma nota afirmando que a alimentação dos pacientes está garantida e que o pagamento dos trabalhadores terceirizados será regularizado ainda nesta terça-feira.

Além da falta de pagamento, pacientes e acompanhantes também enfrentam altas temperaturas dentro do hospital. O sistema de ar-condicionado da enfermaria do pronto-socorro, que fica no térreo, parou de funcionar no último sábado, obrigando a equipe a manter as janelas abertas.

A Sesap informou que os reparos no sistema de ar-condicionado já estavam sendo realizados, mas não comentou sobre a superlotação que afeta a unidade.

Foto: Marcelo Soares/ASSECOM RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon
Pular para o conteúdo