Aeronave F-5M se acidenta durante treinamento, mas piloto é resgatado com vida
Uma aeronave F-5M da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na tarde desta terça-feira (22.out.2024) em Parnamirim, na Grande Natal. O incidente ocorreu durante um voo de treinamento e, segundo a FAB, o piloto conseguiu se ejetar com sucesso antes da aeronave atingir o solo. Ele foi resgatado por uma equipe de salvamento e encaminhado para atendimento médico, sem ferimentos graves.
A aeronave caiu em uma área de mata próxima a diversos condomínios residenciais, provocando um incêndio de grandes proporções. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para conter as chamas e evitar que se alastrassem para áreas habitadas. A FAB também atuou no combate ao fogo.
O ministro da Defesa, José Múcio, elogiou a ação do piloto, que conseguiu direcionar a aeronave para uma área desabitada antes de se ejetar. “O piloto foi hábil”, afirmou o ministro.
Investigação e impacto local
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) já iniciou os procedimentos para apurar as causas do acidente. A FAB também irá realizar uma perícia nas partes da aeronave para identificar possíveis falhas mecânicas ou humanas.
A queda do caça causou grande impacto na população local. Moradores de Parnamirim relataram ter ouvido um forte estrondo e visto uma grande coluna de fumaça no céu. As autoridades bloquearam algumas vias de acesso à região do acidente devido ao risco de explosão e para facilitar os trabalhos de resgate e combate às chamas.
Exercício Cruzeiro do Sul
O acidente ocorreu às vésperas do início do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2024, um dos maiores exercícios aéreos da América Latina, que será realizado na Base Aérea de Natal. A edição deste ano reunirá 16 países e cerca de 50 aeronaves. A FAB ainda não informou se o acidente terá algum impacto na realização do exercício.
Foto: Cb V. Santos/Agência Força Aérea
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.