Base Aérea de Natal será palco do Exercício Cruzeiro do Sul, envolvendo cerca de 100 aeronaves e 16 nações em operações de combate aéreo
A Força Aérea Brasileira (FAB) dará início, neste domingo (3.nov.2024), ao maior exercício operacional multinacional da América Latina: o CRUZEX 2024, o Exercício Cruzeiro do Sul. Realizado na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, o treinamento militar ocorrerá até 15 de novembro e contará com a participação de aproximadamente 100 aeronaves e delegações de 16 países, fortalecendo a cooperação internacional em operações de combate aéreo.
Entre as nações participantes, destacam-se a Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal, que estarão em solo brasileiro com esquadrões de voo. Outras equipes de diversos países como África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai atuarão como observadores ou realizarão tarefas de operações espaciais e cibernéticas.
O CRUZEX, promovido pela FAB desde 2002, tem como objetivo preparar os militares para cenários de combate integrado entre diferentes nações. As simulações envolvem uma troca intensa de experiências, especialmente em práticas de voo e uso de tecnologias de defesa. Esse treinamento é uma oportunidade única para os países aprimorarem táticas de defesa conjunta, aprimorando a segurança e a eficácia das operações aéreas.
Aeronaves em Ação
Para este exercício, o Brasil estará representado com caças como o F39 Gripen, F-5EM, A-1, e A-29B, além de aeronaves de transporte como o KC-390 Millennium e helicópteros H-36 Caracal. Outras forças participantes também disponibilizarão suas aeronaves para as operações: a Argentina traz o IA-63 Pampa e o KC-130H; o Chile, o KC-135 e F-16; os Estados Unidos, o F-15 e o KC-46; e Portugal, o KC-390. O CRUZEX 2024 reforça a Base Aérea de Natal como um centro estratégico para treinamento militar no continente sul-americano.
Foto: Ten. Antunes/FAB/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.