Cruzex 2024: FAB realiza maior exercício aéreo da América Latina em Natal

Cruzex 2024: FAB realiza maior exercício aéreo da América Latina em Natal

Base Aérea de Natal será palco do Exercício Cruzeiro do Sul, envolvendo cerca de 100 aeronaves e 16 nações em operações de combate aéreo

A Força Aérea Brasileira (FAB) dará início, neste domingo (3.nov.2024), ao maior exercício operacional multinacional da América Latina: o CRUZEX 2024, o Exercício Cruzeiro do Sul. Realizado na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, o treinamento militar ocorrerá até 15 de novembro e contará com a participação de aproximadamente 100 aeronaves e delegações de 16 países, fortalecendo a cooperação internacional em operações de combate aéreo.

Entre as nações participantes, destacam-se a Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal, que estarão em solo brasileiro com esquadrões de voo. Outras equipes de diversos países como África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai atuarão como observadores ou realizarão tarefas de operações espaciais e cibernéticas.

O CRUZEX, promovido pela FAB desde 2002, tem como objetivo preparar os militares para cenários de combate integrado entre diferentes nações. As simulações envolvem uma troca intensa de experiências, especialmente em práticas de voo e uso de tecnologias de defesa. Esse treinamento é uma oportunidade única para os países aprimorarem táticas de defesa conjunta, aprimorando a segurança e a eficácia das operações aéreas.

Aeronaves em Ação

Para este exercício, o Brasil estará representado com caças como o F39 Gripen, F-5EM, A-1, e A-29B, além de aeronaves de transporte como o KC-390 Millennium e helicópteros H-36 Caracal. Outras forças participantes também disponibilizarão suas aeronaves para as operações: a Argentina traz o IA-63 Pampa e o KC-130H; o Chile, o KC-135 e F-16; os Estados Unidos, o F-15 e o KC-46; e Portugal, o KC-390. O CRUZEX 2024 reforça a Base Aérea de Natal como um centro estratégico para treinamento militar no continente sul-americano.

Foto: Ten. Antunes/FAB/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo