Medida atinge repartições estaduais, com exceção de áreas essenciais; veja como fica o atendimento em saúde, segurança e outros setores
Em comemoração ao Dia do Servidor Público Estadual, o Governo do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, 1º de novembro. A data foi transferida de 28 de outubro para permitir a celebração junto ao feriado de Finados. Segundo o decreto, publicado no Diário Oficial do Estado em 11 de outubro, a medida abrange repartições públicas, exceto serviços considerados essenciais.
Os detalhes de atendimento em órgãos como saúde, segurança e turismo estão abaixo:
Saúde:
O Hemocentro Dalton Cunha, localizado em Natal, mantém atendimento regular nesta sexta-feira, enquanto no sábado funcionará até o meio-dia. O Espaço Hemonorte, no Partage Shopping (zona Norte), fecha em ambos os dias.
Unicat:
A unidade-sede funcionará parcialmente no ponto facultativo, com fechamento apenas dos setores administrativos. No feriado de Finados, a unidade sede abrirá das 7h às 13h, mas o posto do Alecrim ficará fechado em ambos os dias.
Segurança:
As delegacias especializadas e distritais fecham durante o ponto facultativo. A população deve se dirigir às delegacias de plantão para qualquer ocorrência. Em Natal, há opções na Zona Sul, Zona Norte e em Parnamirim. Denúncias de violência doméstica devem ser feitas na Delegacia de Proteção a Vulneráveis, localizada na Zona Norte de Natal.
Central do Cidadão e Detran:
As Centrais do Cidadão e o Detran-RN não funcionam no ponto facultativo. Quem tiver agendamento poderá comparecer na unidade na semana seguinte com o comprovante.
Turismo e Cultura:
Parques como o Parque das Dunas, em Natal, e o Cajueiro de Pirangi, em Parnamirim, funcionam normalmente, assim como o Parque Estadual Mata da Pipa, que abrirá apenas na sexta-feira. Na área cultural, espaços como o Memorial Câmara Cascudo e a Biblioteca Estadual estarão fechados durante o ponto facultativo e o feriado.
Essa decisão do governo visa proporcionar aos servidores públicos uma pausa estendida, mantendo o foco na prestação de serviços essenciais.
Foto: Sandro Menezes/Governo do RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.