Falta de medicamentos na Unicat preocupa pacientes

Falta de medicamentos na Unicat preocupa pacientes

Crise de abastecimento de medicamentos essenciais na Unicat afeta saúde de transplantados em todo o estado

Pacientes que dependem da ciclosporina, um medicamento crucial para prevenir a rejeição de órgãos transplantados, enfrentam uma situação crítica com a falta da droga na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), em Natal. A escassez persiste há cerca de um mês, gerando angústia entre os transplantados e suas famílias.

Essa é a segunda vez no ano que a ciclosporina está em falta. O primeiro episódio foi em maio, e a atual crise afeta não apenas pacientes cardíacos, mas também aqueles com transplantes de fígado, rins e outros órgãos. No site da Unicat, uma lista pública revela que 40% dos 213 medicamentos distribuídos estão em falta, uma situação alarmante para quem depende do fornecimento contínuo.

Em nota, a direção da Unicat informou que está tentando regularizar a distribuição. Medicamentos em falta estão em processo de licitação, enquanto outros aguardam envio pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) garante que está trabalhando para agilizar as aquisições, mas não forneceu uma data precisa para a normalização do estoque.

Foto: Eduardo Maia/ALRN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo