Ação policial investiga associação criminosa que causou prejuízos superiores a R$ 200 mil a instituições financeiras
Na manhã desta quarta-feira (6.nov.2024), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio das Delegacias Especializadas em Furtos e Roubos (DEFUR/Natal) e em Falsificações e Defraudações (DEFD/Natal), deflagrou a “Operação Consilium Fraudis”. A operação teve como alvo uma rede criminosa que praticava fraudes bancárias, resultando no cumprimento de mandados judiciais em bairros de Natal e em São José de Mipibu, na Grande Natal.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva contra duas mulheres, de 43 e 48 anos, suspeitas de envolvimento em um complexo esquema de fraudes. As investigações revelaram que as acusadas falsificavam documentos públicos e particulares para obter empréstimos em nome de terceiros, incluindo uma vítima idosa, causando-lhe sérios danos financeiros.
A DEFD/Natal identificou que a dupla integrava uma associação criminosa altamente organizada, especializada em fraudes bancárias on-line. Elas utilizavam identidades falsas para contratar empréstimos, o que resultou em prejuízos estimados em mais de R$ 200 mil para uma instituição financeira. Durante a operação, uma das suspeitas foi flagrada novamente cometendo o crime de falsificação de documentos, sendo autuada em flagrante.
Ambas foram conduzidas à delegacia, onde passaram pelos procedimentos legais antes de serem encaminhadas ao sistema prisional. A Polícia Civil destacou a importância da colaboração da população no combate ao crime e orientou que denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181.
Foto: Arquivo/Polícia Civil/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.