Natal é a única capital brasileira com paridade de gênero em secretarias municipais

Natal é a única capital brasileira com paridade de gênero em secretarias municipais

Com 52% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, a Prefeitura de Natal se torna exemplo de igualdade de gênero no Brasil

Natal conquistou um marco inédito: é a única capital do Brasil a alcançar paridade de gênero nas suas secretarias municipais, com 52% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. O resultado foi apontado pelo primeiro Censo das Secretárias, realizado entre novembro de 2023 e março de 2024 pelos Institutos Aleias, Alziras, Foz e Travessia Políticas Públicas, com apoio da Fundação Lemann e da Open Society Foundations. Em comparação, a média nacional de mulheres em cargos de liderança nas capitais é de apenas 28%.

O prefeito Álvaro Dias celebrou o feito, destacando o papel significativo das gestoras na administração municipal. “Ficamos muito felizes com esse reconhecimento, embora entendamos a presença feminina como algo que fortalece nossa gestão. Elas lideram e desenvolvem suas funções com competência, e para nós, é motivo de orgulho ser exemplo para todo o país”, declarou.

Atualmente, mulheres chefiam secretarias estratégicas, como a de Educação (SME), Mobilidade Urbana (STTU), Segurança Pública (SEMDES), e Habitação (SEHARPE), entre outras. A liderança feminina contribui para um ambiente de trabalho mais justo e igualitário, compromisso que a gestão municipal pretende manter e incentivar.

“Esperamos que essa média nacional cresça, para que cada vez mais mulheres ocupem merecidamente cargos públicos de destaque”, completou o prefeito, reforçando a importância de políticas que promovam a equidade de gênero no setor público.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN