Prefeito de Parelhas afirma que pacientes infectados em cirurgia de catarata começaram a ser indenizados

Prefeito de Parelhas afirma que pacientes infectados em cirurgia de catarata começaram a ser indenizados

Gestão municipal indeniza famílias afetadas por infecções bacterianas; investigações continuam para identificar os responsáveis

A Prefeitura de Parelhas, localizada a 245 km de Natal, iniciou a indenização das vítimas do mutirão de cirurgias de catarata realizado nos dias 27 e 28 de setembro. As informações foram divulgadas pelo portal g1 RN. Segundo o prefeito Tiago Almeida (PSDB), as primeiras reuniões com as famílias dos 15 pacientes infectados ocorreram na quarta-feira (6.nov.2024), e as conversas sobre as compensações financeiras já estão em andamento. “Já começamos as indenizações. Ontem mesmo tivemos reuniões com as famílias e estamos conversando. E depois vamos cobrar de quem errou”, declarou Almeida.

O mutirão, que visava beneficiar a população com procedimentos oftalmológicos, terminou em um caso grave de infecção por endoftalmite, causada pela bactéria Enterobacter cloacae. A complicação obrigou 10 pacientes a retirarem o globo ocular afetado. De acordo com a Prefeitura, todas as infecções ocorreram no primeiro dia das cirurgias.

Apesar da gravidade do caso, o prefeito Tiago Almeida afirmou que não havia medidas adicionais a serem tomadas pela gestão municipal para prevenir a situação. “Uma coisa é culpa, outra é responsabilidade. O município tem responsabilidade, não culpa. Provavelmente, a empresa, a maternidade… Quem vai dizer é o Ministério Público”, explicou o prefeito.

As cirurgias foram executadas por uma equipe da Oculare Oftalmologia Avançada LTDA, empresa contratada por R$ 59.524,32 para a realização dos procedimentos. No entanto, o pagamento ainda não foi realizado, pois a Prefeitura aguarda a conclusão das investigações. Apenas R$ 5.000,00 foram pagos à Maternidade Dr. Graciliano Lordão pelo uso do centro cirúrgico.

A Prefeitura de Parelhas destaca que está colaborando com as investigações e cobrará os responsáveis. O caso também está sob análise do Ministério Público, ainda sem definição sobre responsabilizações.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon
Pular para o conteúdo