Censo 2022 aponta que mais de 175 mil potiguares vivem em favelas

Censo 2022 aponta que mais de 175 mil potiguares vivem em favelas

Com 101 comunidades identificadas, Natal concentra a maioria das favelas do Rio Grande do Norte; jovens e população parda predominam nessas áreas

O Censo 2022 do IBGE revelou que mais de 175 mil potiguares residem em favelas, espalhadas por 101 comunidades no estado. A capital, Natal, concentra a maior parte, com 73 dessas áreas, representando um contingente de 146 mil pessoas, ou 19% da população da cidade. Mossoró, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Extremoz também aparecem no levantamento, com Mossoró sendo a única fora da região metropolitana.

A maior comunidade de Natal é o Jardim Progresso, que abriga mais de 20 mil moradores. Outras grandes favelas incluem Mãe Luiza e AEIS Vila de Ponta Negra. De acordo com o IBGE, 53,5% dos habitantes dessas áreas são pardos, 33,3% são brancos, e 12,9% são pretos. As porcentagens de pardos e pretos são significativamente superiores às médias estaduais, reforçando questões sociais e raciais.

Os jovens formam a maior parte da população nessas comunidades, com 47,4% das pessoas tendo até 30 anos. Esses dados ressaltam a importância de políticas públicas focadas em infraestrutura, saúde e educação para jovens e famílias em situação de vulnerabilidade.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo