Ações de fiscalização e restrição de tráfego visam reduzir acidentes e garantir maior fluidez no trânsito durante o feriado prolongado
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia, a partir de 0h desta quinta-feira (14.nov.2024), a Operação Proclamação da República 2024, que se estende até 23h59 do próximo domingo (17.nov) em todo o Rio Grande do Norte. Durante os quatro dias de operação, a PRF reforçará a fiscalização do uso obrigatório do cinto de segurança, com foco especial na conscientização de motoristas e passageiros sobre a importância desse dispositivo, que é comprovadamente salvador de vidas.
A operação tem como objetivo principal intensificar as abordagens e fiscalizações, educar os condutores e reduzir o número de feridos e mortos em acidentes, especialmente aqueles que não faziam uso do cinto. A PRF alerta que, em casos de colisão ou capotamento, o cinto de segurança impede que os ocupantes sejam lançados contra as estruturas internas do veículo, outros passageiros ou para fora, minimizando ainda lesões graves, como as de coluna, quando ajustado corretamente.
O uso do cinto é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, inclusive os que estiverem no banco traseiro. De acordo com o artigo 167 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração é classificada como grave, resultando em multa de R$195,23 e a perda de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O veículo é retido até que todos os ocupantes estejam utilizando o cinto corretamente.
Para assegurar maior fluidez no trânsito durante o feriado, haverá restrição de circulação para veículos de carga em rodovias de pista simples. A Portaria DIOP/PRF nº 172, publicada no Diário Oficial da União, estabelece as diretrizes para o trânsito de veículos que excedam os limites regulamentares de peso e dimensão definidos pela Resolução nº 882/2021 do Conselho Nacional de Trânsito.
Os limites abrangidos pela restrição são:
Largura máxima: 2,60 metros
Altura máxima: 4,40 metros
Comprimento total: 19,80 metros
Peso Bruto Total Combinado (PBTC): 58,5 toneladas
A restrição de tráfego se aplica às Combinações de Veículos de Carga (CVC), Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), mesmo aquelas com Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE).
Confira os horários de restrição de tráfego:
Quinta-feira (14/11/2024): 16h às 22h
Sexta-feira (15/11/2024): 6h às 12h
Domingo (17/11/2024): 16h às 22h
A Operação Proclamação da República 2024 reforça o compromisso da PRF com a segurança viária, buscando prevenir acidentes e garantir um trânsito mais seguro para todos.
Foto: Divulgação/PRF
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.