Primeira-dama se pronuncia sobre regulamentação de redes sociais e provoca bilionário, gerando reações e trending topics
Durante sua participação no evento do G20 Social no Rio de Janeiro neste sábado (16.nov.2024), a primeira-dama Janja da Silva se envolveu em uma polêmica que tomou as redes sociais de assalto. Janja fazia um discurso em defesa da regulamentação das redes sociais quando se assustou com um som alto e repentino, que Felipe Neto, também presente no evento, brincou que parecia uma buzina de navio.
Num gesto espontâneo, a primeira-dama se abaixou fingindo se proteger e, em tom provocativo, apontou para o bilionário Elon Musk, dono da plataforma X (antigo Twitter): “Acho que é o Elon Musk!”, declarou, arrancando risadas da plateia. Mas foi sua frase seguinte que incendiou as redes: “Eu não tenho medo de você, inclusive… Fuck you, Elon Musk!”, disse em inglês, levantando-se com firmeza.
A declaração de Janja rapidamente viralizou, tornando-se um dos assuntos mais comentados no X. Elon Musk, que recentemente foi indicado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para liderar um departamento de eficiência governamental, não demorou a reagir. Em resposta a uma postagem com o vídeo do discurso, Musk escreveu: “🤣🤣 Eles vão perder a próxima eleição”, em tom de deboche.
O impacto da troca de alfinetadas foi imediato. Até as 19h30, hashtags como #Janja e #PrimeiraDama somavam mais de 50 mil menções no Brasil, enquanto #ElonMusk ultrapassava a marca de 318 mil postagens, se tornando um dos temas mais discutidos globalmente na plataforma. A controvérsia não só dividiu opiniões como reacendeu o debate sobre o papel e a influência das redes sociais na política e na sociedade contemporânea.
Especialistas em comunicação política destacam que as falas de Janja refletem uma preocupação legítima com a disseminação de desinformação e discursos de ódio na internet, mas o tom adotado durante o evento gerou críticas e elogios em igual medida. Já Musk, conhecido por seu estilo provocador nas redes, usou a polêmica para reforçar sua oposição às tentativas de regulamentação das mídias digitais.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.