Sesap apresenta plano para desafogar Hospital Walfredo Gurgel

Sesap apresenta plano para desafogar Hospital Walfredo Gurgel

Estratégia visa combater a superlotação da unidade hospitalar e propõe descentralizar atendimentos ortopédicos de baixa complexidade

A crise de superlotação que afeta o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) levou a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) a elaborar um plano de contingência que foi enviado à 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal. O plano, que busca reorganizar o fluxo de atendimento, propõe acabar com os atendimentos ortopédicos de baixa complexidade no hospital, direcionando esses casos para uma estrutura descentralizada chamada “barreira ortopédica”.

De acordo com a Sesap, a medida é urgente. Dados apontam que 70% dos atendimentos na unidade são de média ou baixa complexidade, muitos resultantes de acidentes de moto. Somente em setembro, 899 vítimas de quedas de moto foram atendidas no hospital, o que evidencia a necessidade de novas estratégias para aliviar a sobrecarga da unidade.

O plano detalha a proposta de criar a barreira ortopédica, que funcionaria 24 horas por dia e atenderia até 1,5 milhão de habitantes. A estrutura incluiria uma Sala de Pequenos Procedimentos, equipada com monitor cardíaco e desfibrilador, uma Sala de Gesso para imobilizações, e um Centro Cirúrgico Simples para realizar intervenções de baixa complexidade, como fraturas fechadas. A expectativa é que essa redistribuição de pacientes permita que o Walfredo Gurgel se concentre em casos de alta complexidade.

O documento enviado pela Sesap à Justiça também detalha a articulação necessária para a criação da barreira ortopédica, que depende de um consórcio interfederativo entre o Estado e os municípios.

Segundo o plano da Sesap, a barreira ortopédica teria um custo mensal de R$ 900 mil, com os municípios contribuindo de forma proporcional à população, enquanto o Estado arcaria com 40% desse valor. O modelo financeiro poderá ser ajustado após um ano de funcionamento, baseado na demanda real de cada município.

Foto: Marcelo Soares/ASSECOM RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo