Sesap apresenta plano para desafogar Hospital Walfredo Gurgel

Sesap apresenta plano para desafogar Hospital Walfredo Gurgel

Estratégia visa combater a superlotação da unidade hospitalar e propõe descentralizar atendimentos ortopédicos de baixa complexidade

A crise de superlotação que afeta o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) levou a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) a elaborar um plano de contingência que foi enviado à 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal. O plano, que busca reorganizar o fluxo de atendimento, propõe acabar com os atendimentos ortopédicos de baixa complexidade no hospital, direcionando esses casos para uma estrutura descentralizada chamada “barreira ortopédica”.

De acordo com a Sesap, a medida é urgente. Dados apontam que 70% dos atendimentos na unidade são de média ou baixa complexidade, muitos resultantes de acidentes de moto. Somente em setembro, 899 vítimas de quedas de moto foram atendidas no hospital, o que evidencia a necessidade de novas estratégias para aliviar a sobrecarga da unidade.

O plano detalha a proposta de criar a barreira ortopédica, que funcionaria 24 horas por dia e atenderia até 1,5 milhão de habitantes. A estrutura incluiria uma Sala de Pequenos Procedimentos, equipada com monitor cardíaco e desfibrilador, uma Sala de Gesso para imobilizações, e um Centro Cirúrgico Simples para realizar intervenções de baixa complexidade, como fraturas fechadas. A expectativa é que essa redistribuição de pacientes permita que o Walfredo Gurgel se concentre em casos de alta complexidade.

O documento enviado pela Sesap à Justiça também detalha a articulação necessária para a criação da barreira ortopédica, que depende de um consórcio interfederativo entre o Estado e os municípios.

Segundo o plano da Sesap, a barreira ortopédica teria um custo mensal de R$ 900 mil, com os municípios contribuindo de forma proporcional à população, enquanto o Estado arcaria com 40% desse valor. O modelo financeiro poderá ser ajustado após um ano de funcionamento, baseado na demanda real de cada município.

Foto: Marcelo Soares/ASSECOM RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon
Pular para o conteúdo