Governo do RN adota medidas emergenciais para desafogar o Hospital Walfredo Gurgel

Governo do RN adota medidas emergenciais para desafogar o Hospital Walfredo Gurgel

Ações incluem a criação de leitos, redistribuição de pacientes e obras aceleradas, com previsão de novos leitos até o final de novembro

Na tentativa de enfrentar a superlotação no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, o Governo do Rio Grande do Norte anunciou, na segunda-feira (18.nov.2024), uma série de medidas emergenciais. A governadora Fátima Bezerra, em reunião com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Ministério Público e outras entidades, definiu ações articuladas para desafogar a maior unidade de saúde do estado.

Entre as principais estratégias estão: a criação de um grupo gestor para otimizar o fluxo de pacientes e reduzir a permanência no Walfredo e outros hospitais; a aceleração das obras do segundo andar da unidade, que prevê 39 novos leitos até 30 de novembro; e articulações com o Ministério Público e a Justiça para ampliar leitos em hospitais como Alfredo Mesquita, em Macaíba, e João Machado, em Natal.

A secretária de Saúde, Lyane Ramalho, frisou a urgência dessas iniciativas. “Nosso plano de contingência prevê ações imediatas, como a abertura de novos leitos. A entrega do segundo andar até o fim do mês será um divisor de águas”, destacou. Ela mencionou também o foco em redistribuir pacientes de baixa complexidade para outras unidades, em negociação com o Ministério Público.

A coordenação do grupo gestor ficará a cargo da secretária adjunta, Leidiane Queiroz, que montará um gabinete itinerante no hospital. “Vamos otimizar o fluxo de pacientes e acompanhar a execução das medidas. Trabalhar de perto é crucial”, disse Leidiane, ressaltando a importância de consórcios com municípios para atender casos de menor complexidade.

O diretor do Hospital Walfredo Gurgel, Geraldo Neto, comentou o aumento de atendimentos, atribuído a acidentes de trânsito. “Precisamos agir agora, e as medidas de hoje trazem esperança de uma solução eficaz”, concluiu.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado