Polícia Civil desarticula esquema de fraude em exames do Detran-RN

Polícia Civil desarticula esquema de fraude em exames do Detran-RN

Operação Vista Grossa aponta participação de médicos, servidora e despachantes em aprovações ilícitas de exames oftalmológicos

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) realizou, nesta terça-feira (19.nov.2024), a “Operação Vista Grossa”, voltada a desarticular um esquema de fraudes em exames oftalmológicos exigidos para a habilitação de condutores no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN). A investigação, conduzida pela Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (DECCOR), teve apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP).

As apurações revelaram que candidatos pagavam para serem aprovados de forma fraudulenta nos exames de vista. O esquema envolvia dois médicos credenciados, uma servidora do Detran/RN e dois despachantes, que encaminhavam processos às clínicas dos profissionais investigados. Em alguns casos, havia manipulação de sorteios para garantir os resultados desejados.

Durante a operação, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão, além de aplicar medidas cautelares para evitar a prisão dos envolvidos. Em um dos flagrantes, uma despachante de 67 anos, localizada no bairro Tirol, Zona Leste de Natal, tentou destruir provas, configurando o crime de fraude processual.

Por decisão judicial, os médicos e a servidora foram afastados de suas funções públicas imediatamente. As investigações continuam para responsabilizar todos os envolvidos. A Polícia Civil ressalta a importância de denúncias anônimas pelo Disque Denúncia 181, colaborando com o avanço do caso.

O nome da operação, “Vista Grossa”, faz alusão ao objeto da fraude: exames oftalmológicos, evidenciando a prática de aprovações ilícitas que ignoravam critérios técnicos.

Foto: Divulgação/DETRAN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo