RN cria plano para desafogar Walfredo Gurgel e otimizar atendimento ortopédico

RN cria plano para desafogar Walfredo Gurgel e otimizar atendimento ortopédico

Estado e municípios se unem para oferecer serviço de Pronto Atendimento Ortopédico 24 horas na Grande Natal

O Governo do Rio Grande do Norte propôs um passo para desafogar o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e melhorar o atendimento ortopédico na Grande Natal. Em reunião realizada nesta terça-feira (19.nov.2024), a governadora Fátima Bezerra apresentou o plano de reorganização dos serviços ortopédicos, que prevê a criação de um Pronto Atendimento Ortopédico Regional 24 horas.

A proposta, que vem sendo discutida há dois anos, busca dividir os custos entre o Estado e os municípios que mais demandam atendimento no Walfredo Gurgel. A ideia é criar um consórcio interfederativo para garantir a oferta de um serviço de qualidade e reduzir a sobrecarga no principal hospital do estado.

Superlotação no Walfredo Gurgel

A superlotação do Walfredo Gurgel se tornou um problema crônico, especialmente devido ao aumento no número de atendimentos de pacientes vítimas de acidentes de moto. Nos últimos meses, o hospital passou a atender mais de 800 casos por dia, mais do dobro da média anterior.

Solução em conjunto

Para enfrentar essa situação, o governo do estado propõe uma solução conjunta com os municípios de Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, São José de Mipibu, Parnamirim e Ceará-Mirim. A ideia é que cada município contribua com uma parte dos custos do novo serviço, que será dividido da seguinte forma: 40% pelo Estado e 60% pelos municípios.

A estimativa é que o novo serviço custe cerca de R$ 900 mil por mês, sendo que o Estado arcará com R$ 359 mil e os municípios com o restante, de acordo com a demanda de cada um.

Próximos passos

Uma nova reunião será realizada na próxima terça-feira (26.nov) para definir os detalhes da implementação do serviço e estabelecer um prazo para o início das operações. A governadora também determinou que sejam enviados relatórios diários sobre a entrada de pacientes no Walfredo Gurgel, com o objetivo de monitorar a situação e garantir que as medidas adotadas sejam eficazes.

Outras ações

Além da criação do Pronto Atendimento Ortopédico, o governo do estado está tomando outras medidas para desafogar o Walfredo Gurgel, como a aceleração das obras do segundo andar do hospital e a ampliação de leitos em outras unidades da região metropolitana.

Fotos: Marcelo Soares/Heros Lucena/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo