Operação da Polícia Civil do RN desarticula esquema de envio de celulares e recados para o Presídio de Alcaçuz

Operação da Polícia Civil do RN desarticula esquema de envio de celulares e recados para o Presídio de Alcaçuz

Ação integrada prendeu suspeitos e aplicou medidas contra advogados que facilitavam comunicação de facção criminosa no Complexo de Alcaçuz

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), deflagrou, na manhã desta sexta-feira (22.nov.2024), a “Operação PV5”, focada em desmantelar uma organização criminosa que enviava recados e celulares ao Presídio Rogério Coutinho Madruga, no Complexo de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal.

A operação cumpriu três mandados de prisão e seis de busca e apreensão em Natal (RN), Nísia Floresta (RN) e Cajazeiras (PB). As investigações, iniciadas em março deste ano, revelaram que o grupo facilitava a comunicação entre líderes da facção detidos no Pavilhão 5 e seus contatos externos, além de introduzir aparelhos celulares no presídio.

Dois advogados envolvidos no esquema foram alvo de medidas cautelares que os proíbem de frequentar unidades prisionais. Mandados de prisão preventiva também foram expedidos contra companheiras e irmãs de detentos que participavam das atividades ilícitas.

A ação contou com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária do RN (SEAP-RN), das Polícias Penais do RN e da Paraíba, da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Paraíba (DRACO/PB) e do Grupo Tático Especializado da Paraíba (GTE-PB). A operação foi coordenada pela Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (RENORCRIM), sob a supervisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O nome “PV5” é uma alusão ao Pavilhão 5 de Alcaçuz, onde se concentram líderes da facção investigada. A Polícia Civil reforça o pedido para que denúncias sejam feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181, contribuindo para o combate ao crime organizado.

Foto: Polícia Civil/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo